“A Vissla desafia você, surfista consciente, a utilizar algum material que é considerado lixo/descartado e criar algo que pode ser usado no oceano.”
A Vissla traz pela primeira vez ao Brasil o concurso cultural “Creators & Innovators Upcycle Contest”. A marca californiana, com uma visão voltada para futuro, valoriza a geração de novos criadores e inovadores e busca representar a liberdade e a criatividade dentro da moda e do surfe mundial. Este concurso é voltado para a comunidade do surfe e tem como intuito a conscientização e experiência na transformação do lixo em algo de útil para o esporte.
O Upcycle Contest desafia surfistas, shapers, designers e amantes do mar a utilizar o lixo, ou algo que foi descartado, e criar algo que realmente possa ser usado no oceano. Assim como a marca faz em seu processo Upcycling, transformando a casca do coco e garrafa pet reciclada em material para a confecção de seus boardshorts e walkshorts.
Como participar – Para participar do concurso basta ser criativo e seguir algumas regras. Cada candidato deverá reciclar um objeto velho ou descartado em um novo material funcional nas ondas (exemplo: prancha de surfe, handplane, paipo, quilhas, alaias, skimboard, etc,…) e postar um vídeo ou três a seis fotos mostrando todo o processo criativo, do início ao fim, via Instagram junto com a hashtag #CreatorsContest e marcando a sua localização, de 1 de julho de 2016 até 31 de agosto de 2016.
Julgamento – O julgamento será baseado na inovação, funcionalidade, criatividade, design e estética. Serão selecionados 10 finalistas e estes deverão enviar seus projetos para análise e votação. Os projetos participarão de uma exposição no início de Outubro e os 3 melhores ganharão prêmios exclusivos feitos pelas mãos dos embaixadores da marca: o primeiro lugar ganhará uma prancha feita pelo Henrique Perrone “Ogro” da Ogro Surfboards, o segundo será contemplado com uma Alaia do Rodrigo Matsuda da Lasca Surfboards e o terceiro levará quadros com imagens assinadas pelos fotógrafos Jair Bortoleto e Fábio Minduim.
Leia aqui o regulamento completo.
Nos EUA – Em 2015, em sua primeira edição na Califórnia, o concurso contou com participantes do mundo todo incluindo Japão, Austrália e Ilhas Cayman, tendo como jurados os embaixadores da marca Jay Nelson e Donald Brink. Um dos ganhadores, Dane Whiteside, criou uma alaia construída a partir de uma porta oca.
A marca – Fundada em 2013, pelo surfista Paul Naude no sul da Califórnia, em pouco tempo conquistou admiradores de todos os tipos, de surfistas amadores a atletas consagrados do WSL e pessoas comuns que buscam produtos de qualidade e estilo.
Em 2014 ganhou o prêmio de marca revelação do ano da SIMA (Surf Industry Manufacturers Association) e em 2105 conquistou como a melhor marca de confecção masculina, na mesma entidade, além de ter sido indicada aos prêmios de melhor campanha de marketing, melhor boardshort, produto sustentável e melhor roupa de borracha.
No Brasil, a marca é distribuída pelo Grupo Majal & Brandshouse, empresa especializada no mercado de consumo de surf, skate e lifestyle.