Farol de Santa Marta

Cardosão parrudo

0

O último grande swell que entrou na região Sul do Brasil proporcionou sessões de big surf em várias praias de Santa Catarina.

Através da equipe Atowinj, monitoramos os gráficos e montamos um plano estratégico para aproveitar bem o swell que durou dois dias. No primeiro dia encaramos as ondas da Laje da Jagua no tow in e na remada.

Já no segundo dia fomos para a base II, no Farol de Santa Marta, onde encaramos na remada um Cardosão com cara de Sunset, no Havaí. Convidei os amigos para a barca, lá estavam Rodrigo Cutelo, Matheus Moreira, João Baiuka, Fabiano Tissot, André Paulista, Luca Cohen, Juan Miguel, Rafael Macaco, Marcos Moraes, Carlos Piri, Marcus Peruchi e o fotógrafo Rafa Shot, que registrou toda a sessão da galera.

A praia do Cardoso, considerada um dos melhores beach breaks de ondas grandes do País, sustenta ondas de 3 a 20 pés de face e foi indicado pelo big rider “Carlos Burle” para ser sede oficial da etapa do mundial de ondas grandes da WSL.

Montamos toda a logística no Farol na base II, na pousada Baiuka, local onde nos reunimos e concentramos todas as vezes em que quebra as morras no Cardosão. Recentemente tinha pego as novas guns na fábrica do shaper Havenga, e sabia que seria um bom dia para testá-las.

As ondas estavam perfeitas, com séries entre 10 a 12 pés e crowd intenso no canal. Aproveitamos e colocamos um jet na água. Deixamos Carlos Piri para dar suporte no resgate da galera no pico. Foi tiro certo, e o jet foi fator importante no dia.

As ondas estavam pesadas, vários surfistas se aventuraram sem ter os equipamentos necessários para uma boa segurança. Foi um massacre de pranchas quebradas, cordinhas arrebentadas e resgates realizados. Foi muita sorte estar ali com jet dando apoio. Piri realizou mais de 30 resgates durante o dia inteiro, e quem rema ali no pico em dia grande, sabe que perder a prancha lá fora é sinal de roubada total.

Foi um um dia inesquecível, o mar não estava gigante, mas rendeu um bom treino. No fim do dia, voltamos para a pousada, onde comemos aquele ranguinho tradicional, com anchova na grelha.

Confiram acima as fotos do dia, registradas por Rafa Shot. Aloha e até o próximo swell!