As garotas deram um verdadeiro show na primeira fase feminina do ISA World Surfing Games em Jacó, Costa Rica.
Ex-integrante da elite mundial, a francesa Pauline Ado comandou a segunda-feira com uma performance de altíssimo nível, somando notas 9.27 e 8.50 em sua bateria, atingindo a marca de 17.77 pontos em 20 possíveis.
No mesmo confronto, a peruana Anali Gomez garantiu a segunda vaga também com uma atuação expressiva, totalizando 14.20.
Outras garotas que brilharam na primeira fase foram Maddie Peterson (15.27), Lucia Indurain (14.00), Tia Blanco (15.03) e Ella Williams, autora do segundo maior somatório do dia com 16.43 pontos.
A brasileira Carol Henrique, que atualmente representa Portugal, avançou atrás da porto-riquenha Idalis Alvarado.
Irmão de Carol, Pedro Henrique também descolou a segunda vaga em seu confronto, no round 2 masculino. Pedrinho foi superado pelo competitivo venezuelano Rafael Pereira, mas conseguiu avançar.
Outro brasileiro que representa Portugal em Jacó é Eduardo Fernandes. Com 13.77 pontos, o carioca lapidado nas ondas da praia do Francês, em Alagoas, manteve a sua invencibilidade na prova.
Assim como na primeira fase, o costa-riquenho Carlos Muñoz fez a alegria da torcida. Com 9.17 e 7.33, Muñoz venceu o duelo latino-americano contra Alonso Correa (2o), do Peru, Felipe Suarez, da Argentina, e Oli Gonzalez, do Panamá.
Também se destacaram Charles Martin (14.53), da França, e Lucca Messinas (15.16), do Peru.
Confira a transmissão ao vivo do terceiro dia a partir das 10:30 horas desta terça (horário de Brasília).