Aos 26 anos, Isabela Sousa escreveu na sexta (16/9) mais um capítulo de seu atual domínio absoluto na história do bodyboarding mundial. A cearense chegou bem antes a Sintra, Portugal, palco da penúltima etapa do Tour, para focar no seu objetivo maior que era a conquista do tetracampeonato mundial.
Em sua estreia na segunda fase, disputada na quinta-feira, ela não teve dificuldades e avançou em primeiro no duelo contra as atletas Luz Marie, de Porto Rico, Valentina Diaz, do Chile, e Carina Carvalho, de Portugal, garantindo direto uma vaga nas quartas.
Já na madrugada da sexta-feira (16/9), a campeã competiu nas quartas contra a sua conterrânea Patrícia Setubal. O embate não foi diferente. Isabela ditou o ritmo e venceu a bateria para garantir vaga na semi e ficar a uma bateria da conquista do tetra.
Na sequência, a cearense foi para a água sabendo que teria de se empenhar ao máximo para avançar à grande final do Sintra Portugal Pro 2016, e consequentemente garantir o seu quarto título mundial.
Isabela Sousa teria de passar pela portuguesa Teresa Almeida, e a brasileira não decepcionou. Isabela começou liderando a bateria, mas Teresa também não aliviou e queria adiar a conquista do quarto título mundial da atleta. Nos instantes finais, Isabela pegou uma boa onda e executou três manobras intercaladas com um ARS, arrancando 7.00 pontos para garantir uma das vagas na final da etapa e o título geral da temporada de 2016.
É o quarto título mundial da sua carreira. Antes, Isabela já levou a taça em 2010, 2012 e 2013.
“Primeiramente, gostaria de dedicar essa conquista a Deus, a todos os brasileiros, em especial à minha família, aos meus patrocinadores, aos profissionais que trabalham comigo, pois sem esse suporte eu não estaria aqui comemorando com todos vocês”, disse Isabela logo depois de ser declarada tetracampeã mundial.
Na grande decisão do Sintra Portugal Pro 2016, Isabela vai enfrentar a portuguesa Joana Schenker, que superou a atleta Alexandra Rinder na outra semi.
Trajetória no APB Womens World Tour 2016
A temporada vem sendo fantástica para Isabela. O tour começou nas pesadas ondas de Itacoatiara, Niterói (RJ), onde Isabela iniciou o ano com o pé direito, vencendo a etapa brasileira. Depois, o circuito mundial desembarcou nas temidas e geladas ondas de Arica, no Chile, e lá a atleta mais uma vez conquistou uma bela vitória, se consolidando na liderança do Mundial de forma invicta.
Na sequência, o Tour chegou a Portugal, mais precisamente na cidade de Sintra. Isabela conquistou o tetra com uma etapa de antecipação. Mesmo com uma vitória das adversárias na última etapa, em Nazaré, também em Portugal, não será mais possível alcançar a brasileira na soma dos pontos do ranking de 2016. A etapa de Nazaré acontecerá entre os dias 2 e 11 de outubro.
“Este ano está sendo muito especial, pois comecei o ano vencendo no Brasil. Acredito que ter vencido em Itacoatiara foi fundamental para o começo da caminhada ao título desta temporada”, frisou.
O “Furacão Isabela” é, sem dúvida, uma das principais atletas do bodyboarding mundial da atualidade e tem tudo para quebrar todos os recordes. Mesmo com a pouca idade, Isabela já conquistou todos os títulos que uma bodyboarder pode conquistar e com certeza a meta desse fenômeno do esporte mundial é ganhar mais títulos e dar muitas alegrias para a nação brasileira.
Principais títulos na carreira
Tetracampeã mundial (2010, 2012, 2013 e 2016)
Tetracampeã latino-americana (2006, 2008, 2011 e 2012)
Bicampeã brasileira (2010 e 2011)
Campeã do ISA World Bodyboarding Games (2011)
Campeã pan-americana (2009)
Campeã brasileira amadora com apenas 14 anos (2005)
Vice-campeã Mundial (2011, 2014 e 2015)
Vice-campeã latino-americana (2007 e 2010)
Vice-campeã brasileira profissional (2006, 2007, 2008 e 2009)
Top 4 do Circuito Mundial (2009)
Top 3 do Circuito Mundial (2008)
Top 16 do Circuito Mundial (2007)
Top 10 do Circuito Mundial (2006)
Isabela conta com os patrocínio da Pena e Pride Bodyboards; co-patrocínios One Zero One Wetsuits, Invert Style e Secretaria do Esporte do Ceará (SESPORTE).