VISSLA ISA World Junior

Baixa inesperada

0

O paulista Samuel Pupo deu um show em sua bateria e registrou as duas maiores notas do VISSLA ISA World Junior até o momento, mas foi eliminado da competição em Açores, Portugal. Considerado um dos principais candidatos ao título da categoria Sub 16, Pupo cometeu uma interferência e perdeu uma nota, ficando em situação complicadíssima na água.

Nem as notas 9.17 e 9.87 salvaram o atleta, que terminou em terceiro, atrás do costa-riquenho Malacia Martinez e do francês Marco Mignot. A superioridade do brasileiro foi tamanha que até a sua nota de descarte (6.67) entraria no somatório de qualquer um dos seus adversários.

“Samuel era o melhor da categoria dele, disparado. Ele começou a bateria muito forte, fez uma nota boa logo no começo. Quando voltou ao outside, estava com a última prioridade, aí entrou uma direita, ele forçou a remada para o francês (Marco Mignot) perder a prioridade, só que forçou um pouco e os juízes interpretaram que isso fez quebrar uma seção da onda. A onda fechou toda, mas regra é regra. Infelizmente o Brasil e o evento perderam um dos melhores surfistas do campeonato e o melhor da sua categoria”, lamenta Gabriel Macedo, técnico da equipe brasileira. 

“Quando deram a interferência, ele foi para o tudo ou nada e fez um 9.17 e um 9.87 com dois aéreos full rotation. Chegou a ficar em segundo lugar por um bom tempo, mas o francês conseguiu virar no fim da bateria. Como cortam uma nota quando há prioridade e dois atletas passaram dos 10 pontos, ficou impossível virar a bateria”, finaliza o treinador.

Apesar da derrota inesperada, o sétimo dia do evento também teve bons momentos para a equipe brasileira. Ainda pela Sub 16, o carioca Vitor Ferreira levou a melhor sobre o australiano Joel Paxton em uma batalha acirrada pela segunda vaga, terminando com 8.53, contra 8.03 do adversário. O líder do confronto foi o francês Thomas Debierre, com 12.30.

Já Leonardo Berbet perdeu por pouco para o japonês Riaru Ito, autor de 8.50, contra 7.80 do potiguar, terceiro colocado na bateria vencida pelo norte-americano Eithan Osborne.

Na Sub 18 masculina, os atletas tiveram um dia de folga, incluindo o ubatubense Weslley Dantas, único brasileiro na briga pela medalha de ouro da categoria.

Entre as meninas, Karol Ribeiro garantiu a segunda vaga em sua bateria na Sub 18, avançando atrás da costa-riquenha Leilani McGonagle. Já Deyse Costa não conseguiu passar pela australiana Mia McCarthy e pela mexicana Ana Laura González.

Na Sub 16, Carol Bonelli seguiu adiante junto com a portuguesa Mafalda Lopes, classificada em primeiro.