O Brava Pro Am foi a quinta e última etapa do Circuito Catarinense de Bodyboard em 2016. Depois de passar pela praia Brava de Itajaí, Praia Mole, em Florianópolis, Praia do Mar Grosso, em Laguna, e Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, os melhores bodyboarders do Sul do Brasil se encontraram na Brava de Floripa, para o encerramento do ano.
E ela não decepcionou. A última praia do norte da ilha quebrou com ondas de 5 pés e excelente formação, dias de sol e muita vibração na areia. Em disputa, os títulos nas oito categorias que foi acirrada até o fim, confirmando o Circuito Catarinense de Bodyboard como um dos circuitos estaduais mais disputados do país. Atletas dos três estados do Sul, além do Rio de Janeiro, São Paulo e também a uruguaia radicada na Brava, a local e vencedora do evento profissional feminino, Rose Lazaro.
Pro Feminina – Rose Lazaro surpreendeu a praia com sua performance até o título do evento. Apesar das excelentes competidoras na disputa, demonstrou conhecimento do pico sabendo escolher as melhores ondas que a levaram ao topo do pódio. Em segundo ficou Liege Laurentino, seguida de Francis Aoto, Pérola de Souza em quarto e Ana Volpato em quinto. Devido a combinação de resultados, a bodyboarder Raquel Friedrich garantiu o tricampeonato mesmo sem entrar na água. Suas vitórias nas outras etapas e combinação de resultados nesta garantiram o título por antecipação.
Pro Masculina – A grande espera do evento era a disputa entre Luís Villar e Darlan Vieira pelo título catarinense. Na água, não decepcionaram. Ambos vieram com performances surpreendentes e notas excelentes, mas a categoria estava ainda mais acirrada com a presençaa do Top do circuito mundial, Eder Luciano, que recém chegou das Ilhas Canárias para faturar o evento. Outro destaque foi o atleta paranaense Igor Matoso, disputando sua primeira etapa como Profissional chegou à final e ainda fez o dez unanime do evento em um aéreo para a direita na semifinal.
Luís terminou a etapa em sétimo, e precisava torcer contra a vitória de Darlan Vieira pois assim o bicampeonato estava garantido. Com a vitória de Eder, Fernando Z ficou em segundo lugar e Darlan em terceiro. Igor Matozo terminou em quarto e enquanto os atletas celebravam na água Luís era carregado pelos amigos para comemorar o título.
Na Amador Masculino, Guilherme Unfried foi o campeão da etapa e também levou o título catarinense em 2016. Leandro Gonçalves ficou com a segunda colocação seguido por Luan Gouveia e Lucas Beline em quarto. Na Amador Feminino, Isa Nunes faturou a etapa, seguida de Camille Oliveira, Marina Sobral e Ana Volpato. Com o segundo lugar, Camille foi a campeã catarinense na categoria em 2016.
Na categoria Master, Sanderson Trevisan foi o campeão da etapa, seguido por Claiton Rosa e o local da Brava, Ronaldo Figueiredo na terceira colocação e em quarto Fabio Potolowsky. O gaúcho Cleber Silva ficou com a quinta colocação e garantiu o título catarinense Master em 2016.
Entre os Iniciantes, Matheus Oliveira foi o vencedor do evento, seguido por Leandro Gonçalves que garantiu o título estadual com o segundo lugar. Em terceiro, Lucas Alves e em quarto Pedro Richard. Entre as iniciantes, Marina Sobral foi a vencedora, seguida por Isa Nunes e Anna Carolina, terceiro lugar no evento e campeã catarinense de 2016. Em quarto lugar ficou Izadora Sofia.
Na categoria Grommets, Cesar Brito foi o vencedor do evento e campeão catarinense. Em segundo lugar Roger Fuscolin, em terceiro Eduardo Alves e em quarto Isadora Sofia.
A FECAB – Federação Catarinense de Bodyboard encerra mais um ano repleto de bodyboarding no estado, cumprindo sua função de promotora e incentivadora do esporte catarinense. Além de fazer o circuito mais disputado do Brasil, tem um representante no circuito mundial da modalidade e atual tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano.