A The Board Trader Show foi uma ótima oportunidade também para negócios internacionais. Um dos estandes foi ocupado pelo departamento de turismo de El Salvador, um dos destinos mais procurados pelos surfistas brasileiros nos últimos anos.
Os conselheiro comerciais e de turismo Abelino Lazo e Vladimiro Novoa destacaram a importância da feira promovida na SP Expo, em São Paulo. “É uma feira muito importante para o turismo, pois aqui se vê muitas empresas, muitos jovens, muitas pessoas que querem conhecer os melhores lugares para o surfe, e El Salvador é um deles. Nossas praias, nossas ondas são especiais para a prática do esporte. Então, é uma oportunidade para apresentar ao povo brasileiro um pouco do que nós temos em El Salvador”, diz Abelino.
Para Vladimiro Novoa, a The Board Trader Show também foi uma grande oportunidade para os investidores brasileiros que pretendem exportar pranchas e outros equipamentos para El Salvador.
Outro assunto comentado por Vladimiro foi a evolução do surfe salvadorenho. “Em 1970 houve um ‘boom’ do surfe californiano em El Salvador. Entre 70 e 80 foi a parte mais boêmia do surfe. A parte de serviços, de logística, era muito limitada. Mas era uma época mística do surfe; a praia praticamente sem crowd. E agora começa a ter crowd em algumas ocasiões, pois, além dos californianos, os brasileiros aparecem em bom número. Também recebemos muitos australianos e neozelandeses. Agora nós temos um serviço muito bem estruturado para receber as pessoas. Bons hotéis, comida boa e barata, ondas constantes. Saindo do aeroporto, em 40 minutos você já pode estar surfando. A relação custo/benefício é excelente”, disse Vladimiro.