SUP News

Disney fala sobre o povo polinésio em sua nova animação

0

Em cartaz na maioria das salas de cinema do Brasil a nova animação da Disney “Moana: Um Mar de Aventuras” traz ao grande público o universo da cultura polinésia através das aventuras da protagonista, Moana, e seu amigo Maui.

 

Na história a garota é uma nativa polinésia que inspirada por uma espécie de guru, que é a sua avó, apesar da grande resistência imposta por parte de seu pai para navegar para além dos recifes, parte sozinha aos 16 anos para uma aventura pelas ilhas do Pacífico, com o objetivo de salvar seu povo, do qual ela herdará a liderança. Em sua jornada ela criará com Maui, um semideus polinésio que a acompanha, um forte laço de amizade e também descobrirá que tem poderes.

 

POLÊMICA – O filme da Disney, no entanto, acumulou polêmicas mesmo antes de sua estreia nos EUA. Órgãos representativos das culturas polinésias acusaram o estúdio de apropriação cultural para fins comerciais.

 

Em sua defesa, a Disney produziu um vídeo destacando as diversas viagens de John Musker e Ron Clements, responsáveis pela direção da animação, a diversos lugares como Taiti, Samoa e Fiji. Uma equipe de curadores locais também foi formada para aprovar o enredo.

Maui, por exemplo, seria careca. Mas uma vasta cabeleireira foi lhe dada depois que os locais disseram que o cabelo era parte da força do semideus. O personagem foi o mais envolvido em polêmicas. Críticas foram feitas por ele ser retratado gordo quando a obesidade um problema de saúde pública.

 

Mas nada parece ter afetado os números de “Moana”. Nos Estados Unidos, onde estreou em 25 de novembro, o filme acumulou mais de US$ 52 milhões em bilheterias só no final de semana de estreia, seguiu liderando as bilheterias por várias semanas. No brasil sua semana de estreia também foi muito forte.