Em 2015 apresentamos à comunidade brasileira dos watersports o trabalho do artista plástico Sean Yoro (também conhecido como Hula), e suas incríveis pinturas hiper-realistas feitas pelos canais de Nova Iorque (EUA) durante remadas de SUP.
Recentemente, Sean viajou para a Ilha de Baffin, no arquipélago Ártico Canadense, para pintar um retrato de uma mulher nativa inuit, popularmente conhecidos como “esquimós”, em uma placa de gelo no mar da região.
Esta é a localização mais remota em que Sean já tentou um mural, e as forças selvagens da natureza neste lugar são imprevisíveis. Mas para o artista, os riscos físicos e criativos valem a pena por uma chance de se criar algo novo. A motivação tem, também, uma conotação política, uma vez que o artista quer chamar a atenção da sociedade sobre a realidade das comunidades dessa região do planeta, que sofre constantes ameaças em decorrência dos efeitos da mudança climática atribuídos à hipótese do aquecimento global e às ações agressivas de empresas exploradoras de gás e petróleo.
O resultado desta viagem pode ser conferida no curta-metragem acima produzido pela The North Face.
NOTA DO ARTISTA – Este trabalho é destinado a ser um instalação temporária e removida quase assim que é concluída. Sean usa tintas de óleo ambientalmente amigáveis, não tóxicas.