É neste fim de semana (11 e 12/3) que Leonardo Barcelos disputa na praia de Maresias, São Sebastião (SP), a última etapa do Rip Curl Grom Search Brasil 2017.
O imbitubense é a grande sensação do evento, já que foi o campeão da categoria Mirim ano passado, e vai representar o Brasil no Mundial Grom Search neste ano, ainda sem local definido.
Atualmente, Leo está em segundo lugar no ranking e a uma vitória do sonhado bicampeonato. Caso seus oponentes – o catarinense Lucas Vicente (1º), o carioca Daniel Templar (3º), e o paulista Eduardo Motta (4º) – não cheguem à final, Leo precisa ficar apenas entre os quatro primeiros na etapa.
A missão do imbitubense não será nada fácil, mas a concentração, a vontade e a decisão em ir para São Sebastião (SP), já na semana passada, para intensificar os treinos na praia de Maresias, local do evento e a casa do campeão mundial Gabriel Medina, podem vir a ser determinante para esta conquista.
Mais que um campeonato de surfe, o Rip Curl Grom Search Brasil se tornou o evento mais revelador de amadores do Brasil, lançando atletas tupiniquins para o cenário mundial, como o próprio Gabriel Medina, Filipe Toledo, entre outros. Caso Leo conquiste o título, Imbituba está para se tornar uma das cidades mais representadas nesta competição nacional, que acontece desde o ano de 2004, já que o penúltimo campeão, em 2015, que representou o Brasil no evento internacional em 2016, foi outro imbitubense, Anderson Júnior, que terminou em quinto no Grom Search Internacional, na praia de Ala Moana, no Havaí.
Além disso, o imbitubense pode se tornar o primeiro bicampeão da competição e representar o Brasil em duas edições do evento internacional, seguidamente, em dois locais diferentes com ondas de nível internacional, como ocorre todos os anos nesta decisão. Locais como, Indonésia, Havaí e Austrália já foram cenário do evento.
Além de Leo, seu irmão Vini Barcelos tenta se despedir da competição com uma boa colocação na categoria Mirim em 2017. Outro catarinense, Leo Casal, lidera a categoria Iniciantes e também pode trazer o título para Santa Catarina.
Leo e Vini Barcelos contam com patrocínio da South to South, Silverbay, Tokoro Surfboards Brasil, Talha-mar Restaurante, Shapers Surf Hardware, Sticky Bumps Surfwax, Protetor Brazinco, Fabinho Carvalho Surf Shop, Proesporte, SC Par – Porto de Imbituba, Black Surf, MS Treinamento Personalizado, Truzz Multisports e Tales Andrade.