A elite da nova geração do surfe brasileiro estará reunida na decisão do Rip Curl Grom Search 2017, apresentado por Guaraná Antarctica, nestes sábado e domingo (11 e 12/3), na Praia de Maresias, em São Sebastião.
A terceira e última etapa do Circuito terá 120 surfistas de oito estados, divididos em quatro categorias, com destaque para a Mirim e Feminina, ambas com limite de 16 anos, e garantindo aos campeões as vagas para a final internacional do evento em 2018. Também estarão em ação os atletas da Iniciante (Sub 14) e da Grommet (no máximo 12 anos).
“Teremos os melhores surfistas da nova geração. Esse é o 18º ano do campeonato e já temos uma tradição na revelação de talentos. O Gabriel Medina é um exemplo concreto, além de vários outros surfistas que hoje integram a elite mundial. O Filipe Toledo, por exemplo, é o maior campeão até hoje. O Adriano de Souza foi outro destaque”, ressalta o gerente de marketing da Rip Curl, Fernando Gonzalez.
A competição tem início às 8 horas, com transmissão ao vivo pela internet aqui. No domingo, recomeça no mesmo horário, com as finais a partir das 12:30 horas e premiação às 14 horas.
Na Mirim, a “briga” pode ficar entre dois catarinenses, cada um com uma vitória. Lucas Vicente é o líder, com 1.900 pontos, e “colado” aparece o atual campeão, Leonardo Barcelos, com 1.810. Na feminina, a situação é mais embolada ainda, mas entre três surfistas que nasceram no Rio de Janeiro. Maju Freitas, que mora em Maresias, e Anne dos Santos, vivendo na Austrália desde pequena, aparecem na liderança, com 1.810 pontos, e empatada tecnicamente, com 1.800, está Carol Bonelli, natural de Saquarema e também morando em Maresias.
Na Iniciante e na grommet, os líderes chegam com mais tranquilidade. O catarinense Leo Casal é o único com 100% de aproveitamento, mas tem o cearense Cauã Costa como rival, somando dois segundos lugares. Entre os caçulas, o santista Roberto Alves pode comemorar o título antes da final.
IGM – O palanque está montado em frente ao recém-inaugurado Instituto Gabriel Medina. A iniciativa que também tem patrocínio da Rip Curl, Guaraná Antarctica e Vult Cosmética, conta com 38 atletas, recebendo a mesma estrutura que o primeiro brasileiro campeão mundial de surf tem. A equipe é a mais representativa no evento, com nada menos que 25 competidores.
Alguns deles, destaques, como Heitor Duarte, na Mirim, Maju Freitas, Carol Bonelli e Sophia Medina na Feminina, Gabriel de Souza e Murillo Coura na Grommet. “Esse campeonato é uma referência no Brasil e é importante a participação. Já tivemos uma grande equipe em Búzios e aqui em casa não poderíamos deixar de garantir essa presença”, diz o diretor do IGM, Marcos Reina.
Além das disputas nas ondas de Maresias, o evento contará com várias atrações na areia, para entreter atletas e o público. Destaque para o Pico Guaraná, uma arena com degustação de misturas Guaraná Antarctica, surfe mecânico, para quem estiver na praia, além da pintura de pranchas dos competidores com o conceituado artista Marcello Macarrão.
Outra atração será a tenda da Vult Cosmética, com maquiagem e pintura de unhas para o público feminino. Também serão distribuídas mudas nativas e pipas. Os surfistas, pais e técnicos participarão no sábado à noite da tradicional confraternização, no Coconut’s Hotel. “Tudo isso caracteriza o nosso slogan, Muito mais do que um campeonato de surfe”, enfatiza Fernando.
Ranking após duas etapas
Mirim (Sub 16)
1 Lucas Vicente (SC) – 1.900
2 Leonardo Barcelos (SC) – 1.810
3 Daniel Templar (RJ) – 1.556
4 Eduardo Motta (SP) – 1.458
Feminina (Sub 16)
1 Anne dos Santos (RJ/Austrália) – 1.810
1 Maju Freitas (RJ) – 1.810
2 Carol Bonelli (RJ) – 1.800
4 Rafaela Coelho (SC) – 1.312
Iniciante (Sub 14)
1 Leo Casal (SC) – 2.000
2 Cauã Costa (CE) – 1.800
3 Luiz Mendes (SC) – 1.466
4 Rodrigo Saldanha (SP) – 1.260
Grommet (Sub 12)
1 Roberto Alves (SP) – 1.900
2 Gabriel de Souza (SP) – 1.556
3 Murillo Coura (SP) – 1.385
4 Daniel Duarte (SP) – 1.197