O Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres) realizou, neste último dia 20 de março, o fechamento do Projeto Piloto #bitucazero, que desde dezembro de 2016 iniciou de forma inédita e pioneira na cidade de Torres, uma rede coletora de bitucas de cigarro na orla da cidade de Torres (RS).
Neste período, alta temporada de verão 2017, o Projeto Praia Limpa Torres desenvolveu e instalou bituqueiras em PVC, que foram disponibilizadas nas praias da cidade nas seguintes quantidades: na Praia dos Molhes (3), Estação Verão Praia Grande (2), Prainha (11), Morro do Farol (3), Cal (4) e Guarita (1).
Durante a temporada de verão 2017, voluntários do projeto monitoraram e coletaram os resíduos depositados nas bituqueiras durante 90 dias. Ao término das coletas, chegou-se a números que impressionam e demonstram que o objetivo de retirar este resíduo (bituca de cigarro) tão nocivo ao meio ambiente foi alcançado com êxito. O volume total de bitucas coletadas passou dos 3 quilos e 324 gramas o que corresponde ao volume total aproximado de 9.082 bitucas de cigarro.
“O volume total de bitucas coletado significa que o sistema de coleta (bituqueiras) foi utilizado e aceito pela comunidade, veranistas e turistas. O resultado surpreende ainda mais levando-se em conta que a bituca resiste à biodegração, permanecendo no solo e na água por 5 a 7 anos, sem se decompor. Caso esse volume não tivesse sido coletado, provavelmente teríamos 9.000 bitucas descartadas no meio ambiente de Torres, uma cidade reconhecida pela sua natureza e qualidade de vida”, explica o coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, Alexis Sanson.
“Encontramos muitos resíduos inusitados, dentre eles, cabe destacar seringas, palitos de picolé, pedaços de vidro e até moedas. Embora o foco seja às bitucas de cigarro, todos esses resíduos coletados poderiam estar no meio ambiente, então comemoramos que foram coletados”, finaliza Alexis.
Siga este exemplo – O Projeto Praia Limpa Torres espera que a divulgação dos resultados sensibilizem os fumantes da necessidade de descartar corretamente esses resíduos com alto teor tóxico e que estes resultados despertem interesse de prefeituras de outras cidades, para implantação em áreas centrais, praças, etc. Alguns empresários do Centro de Torres já implantaram esse sistema por conta própria e contatos de municípios vizinhos, como Arroio do Sal e Balneário Gaivota (SC), e demonstraram interesse pelo projeto #bitucazero.
O evento – Realização: Projeto Praia Limpa Torres ( Associação dos Surfistas de Torres – AST); patrocinadores do Projeto Praia Limpa Torres: Restaurante Cantinho do Pescador, De Lucca Surf Skate Shop, Pinho Veículos, Pinho Construtora e Milão Sorvetes; apoio: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Prefeitura Municipal de Torres), Farmácia Sealife e Mercado Tutto & Cia.