ISA World Games

França leva o título

0

Nada de Austrália, Brasil ou Estados Unidos. As grandes potências do surfe atualmente ficaram de fora do pódio do ISA World Surfing Games, que terminou neste domingo (28/05) em Biarritz, na França.

 

O mexicano Jhony Corzo foi o campeão individual e a França, que levou a equipe mais forte da competição, venceu com folgas a disputa por equipes. O Brasil terminou o primeiro evento do ciclo olímpico em oitavo.

 

Na final masculina, Corzo, que derrubou alguns brasileiros no caminho, ficou em primeiro, com 14,50 pontos, deixando o francês Joan Duru em segundo, com 13,90. O Brasil, porém, de certa forma foi representado no pódio. Pedro Henrique, brasileiro que compete por Portugal, terminou em terceiro, com 12,47 pontos, com o espanhol Jonathan González em quarto, com 11,74.

Com um time formado por suas estrelas do WCT, a França sobrou na disputa por equipes. Os donos da casa marcaram 4.275 pontos. Portugal, com 2.850, e Espanha, com 2.560, completaram o pódio.

A França ainda dominou o Feminino, com uma dobradinha de Pauline Ado em primeiro e Johanne Defay em segundo, e venceu também a Aloha Cup, disputa amistosa por equipes.

O Brasil foi representado por Wesley Dantas, Ian Gouveia, Elivelton Santos, Raoni Monteiro, Vitor Ferreira (reserva), Suelen Naraisa e Jaqueline Silva. No masculino, o time verde-amarelo foi com dois atletas até o Round 4 (Wesley e Elivelton), enquanto Ian e Raoni, que tirou o herói local e representante do WCT Jeremy Flores da disputa, pararam na terceira rodada. As brasileiras tambem foram até o round 3.

 

Organizado pela International Surfing Association (ISA), entidade reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional para gerir o surfe olímpico, o ISA Games ficou marcado também por ser o primeiro após o esporte entrar no programa de Tóquio 2020.

 

Observadores do COI estiveram presentes em Biarritz e a ISA agora terá de desenhar o modelo de competição, assim como os critérios de classificação dos 20 homens e 20 mulheres que disputarão as medalhas no Japão. Uma coisa é certa, a ISA e a World Surfing League, que organiza o Circuito Mundial Profissional, devem procurar uma data menos apertada no calendário, para permitir a participação das principais estrelas do surfe no ISA Games de 2018.

 

A competição, inclusive, pode acontecer no Brasil. Em reunião que contou com a presença do ministro dos esportes Leonardo Picciani, a CBSurf levou à ISA a carta em que a prefeitura de Búzios oficializa a candidatura da cidade para receber a maior competição de surfe por países do mundo.

 

Ao receber a comitiva brasileira, Fernando Aguerre, presidente da ISA, disse que Búzios briga com outras cidades que também se candidataram, revelando apenas que uma delas fica no Japão, sem citar as outras.