O holandês casca-grossa Bart de Zwart puxou novamente os limites do SUP. Ele acaba quebrar o recorde o recorde mundial de remada em distância percorrida da SUP durante 24 horas ao percorrer a 120,4 milhas (cerca de 194 km) em um único dia.
A façanha reforça uma tendência cada vez mais em alta entre os remadores de stand up paddle: a quebra de recorde em distâncias percorridas. Com a distância de 120,4 milhas percorridas, Zwart superou a marca de Joney Hamilton-Vale, que em fevereiro alcançou a marca de 111,8 milhas em 24 horas. Em abril, Joney tentou aumentar essa marca, mas não obteve sucesso.
Entrevista ao site Total SUP logo após a conquista (em inglês):
De Zwart estabeleceu sua marca remando em um loop de sete milhas em um lago localizado em Erlach, na Suíça. O lugar foi escolhido por conta de suas águas calmas e ventos leves. No entanto, não demorou muito para surgirem os primeiros imprevistos:
“Depois de uma largada tranquila, as condições mudaram”, disse Zwart. “O vento entrou forte de repente, trazendo com ele trovoadas e raios, o que fez minha velocidade baixar para cerca de 6 km / h às vezes”.
Apesar das condições desfavoráveis, Zwart enfrentou a tempestade mantendo o olho no relógio buscando sempre manter o tempo.
“Remar sozinho contra o relógio foi muito estressante, pois precisava manter a velocidade para alcançar meu objetivo”, disse Zwart. “Quando você perde 3 km / h, é muito difícil conseguir isso de volta e pequenas diferenças pesariam na última hora. Felizmente, o tempo melhorou e consegui recuperar a velocidade necessária”.
Este é mais um grande feito uma lista já longa de realizações do holandês. Além de vitórias em eventos de resistência extrema, incluindo a Yukon River Quest, mais longa prova de remada do mundo, e a MR340, de Zwart completou várias expedições de SUP em mar aberto, incluindo uma remada de cinco dias e 300 milhas da Grande Ilha do Havaí até Kauai em 2011.