Lagoa Surfe Arte

Renovado e com essência

0

Renovado, mas sem fugir de sua essência! Conforme prometido ao fim da segunda edição, os organizadores do LSA (Lagoa Surfe Arte), Fabrício Flores e Fabiano Sperotto, anunciam o lançamento da terceira edição do LSA’17, marcada entre os dias 9 e 21 de outubro, em Florianópolis.

 

Mantendo sua proposta de reunir pessoas que admiram e são influenciadas pelo estilo de vida ligado ao surfe, a edição deste ano tem como destaques o II Festival de Curtas Metragens e uma exposição inédita sobre a história do surfe em Santa Catarina.

O Festival de Curtas Metragens cresceu, passando de três para quatro dias, mas mantendo a essência de ser aberto ao público. Aliás, uma das propostas para a edição de 2017 é tornar o LSA cada vez mais acessível ao público. Mais uma vez os filmes serão exibidos no Cinema do CIC (Centro Integrado de Cultura), entre os dias 10 e 13 de outubro.

O período de inscrições iniciou-se na sexta-feira (30/6) e segue até o dia 20 de agosto, através do site LSA. O anúncio dos finalistas do Festival de Curtas Metragens do Lagoa Surfe Arte (Edição, Fotografia, Roteiro, Trilha e Direção) será feito até o dia 29 de setembro, através das redes sociais do LSA e com envio de email aos inscritos. O regulamento está disponível no site oficial do evento. As categorias Trilha e Direção são as novas categorias premiadas, assim como Melhor Videoclipe e Prêmio Especial do Júri.

A história do surfe em Santa Catarina – Uma das grandes novidades do LSA’17 será a exposição de acervo sobre a história do surfe em Santa Catarina, programada entre os dias 10 e 21 de outubro, no Espaço Lindolf Bell, localizado no CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis. O objetivo dos organizadores é apresentar o histórico do surfe no estado através de exposições de pranchas, roupas, fotografias, posters, recortes de jornais e outros materiais organizados de forma cronológica, a fim de levar os visitantes em uma viagem no tempo, contando momentos importantes desde os primeiros registros no fim dos anos 60 até os dias de hoje.

“A ideia é termos três linhas do tempo, sendo a mais detalhada e que percorre a maior área sobre Santa Catarina. Outras duas linhas apresentarão os principais acontecimentos que marcam o esporte nacional e mundial, seja através de competições, ondas descobertas, resultados, filmes, feitos dos atletas no esporte, entre outros. Pranchas importantes, fatos que marcaram o tempo, nomes envolvidos, marcas, mídias, músicas, filmes clássicos, campeonatos, praias, surgimento de associações e tecnologias farão parte do acervo a ser exibido”, explica Fabrício Flores, diretor do LSA’17.

 

Para esta exposição, a organização convocou os jornalistas Ricardo Macuco, Caroline Lucena, Cristiano Rigo Dalcin, Luciano Burin e Maurio Borges, a fim de registrar o rico conteúdo do surfe catarinense. A reunião disso tudo ainda pretende dar origem um curta-metragem sobre o assunto e um livro, ações previstas para o ano de 2018.

Durante o período da exposição, os visitantes participarão diretamente de uma instalação orgânica que estará em transformação ao longo da evento e que pretende reunir a artesania catarinense de pranchas de surfe. Todos que fazem pranchas já estão convidados a participar.

 

Sobre o Lagoa Surfe Arte – O Lagoa Surfe Arte – LSA, chega em sua terceira edição como um dos melhores festivais de cultura surfe do Brasil. Lançado em janeiro de 2016 e realizado no formato anual em outubro do mesmo ano, o LSA movimenta Florianópolis por mais de uma semana, reunindo pessoas de diferentes lugares e muita mídia espontânea.

 

Um dos maiores eventos de cultura surfe do Brasil, é um dos únicos no mundo a reunir diferentes artes visuais (desenho, gravura, pintura, escultura, fotografia, cinema), oficinas, workshops e palestras, atraindo pessoas sensíveis à arte e ao belo, transcendendo o universo do surfe. Em respeito à 7ª arte, o LSA promove o único festival de surfe movies do Brasil dentro de sala de cinema, este ano com quatro dias de programação, carimbando assim seu formato internacional. O II Festival de Curtas Metragens passa de seis para 10 categorias premiadas e acontece junto com a Mostra de Longas Metragens convidados.

 

Além dos espaços no CIC, a programação do LSA’17 também acontece na Lagoa da Conceição. No que diz respeito aos cursos, serão oferecidos em três áreas com profissionais reconhecidos: Construção de Pranchas de Madeira com David Weber, Moda & Padronagem com Louise Luz e Produção Audiovisual de Surfe com Luciano Burin, Pablo Aguiar, Mark Daniel, Loïc Wirth.

Nas mesas-redondas, assuntos como mercado, tecnologia, nutrição e preparação física estarão em discussão.

O tema “O que você faz pelo surfe?” promete agitar a tarde desse sábado de outubro com muito conteúdo. Como palestrante, o LSA já recebeu o eterno mochileiro Tito Rosemberg e o jornalista Adrian Kojin. Quem será que vem para o LSA’17?