A Nicarágua anunciou a inclusão do SUP Race entre as modalidades que farão parte do XI Jogos Centro-Americanos, evento multiesportivo em cuja edição de 2017 será a anfitriã, composto por sete países da América Central (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá) que ocorre a cada quatro anos. A primeira edição ocorreu em 1973, na Cidade da Guatemala. Os Jogos são organizados pela Organização Deportiva Centroamericana (ORDECA). Para participar, todos os atletas devem ser inscritos pelo seu Comitê Olímpico Nacional.
A inclusão do stand up paddle foi aceita após uma solicitação da ISA (International Surfing Association) e faz parte da estratégia da entidade para a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos e ser reconhecida como legítima representante deste esporte perante o Comitê Olímpico Internacional (COI).
ISA e ICF (International Canoe Federation) atualmente disputam o direito de serem reconhecidas como entidades oficiais do stand up paddle e, consequentemente, representa-lo em uma futura inclusão nos Jogos Olímpicos (saiba mais sobre o caso AQUI).
Os XI Jogos Centro-Americanos acontecerão entre os dias 3 de dezembro em Manágua, capital da Nicarágua. Além do SUP, a ISA também obteve êxito na inclusão do longboard e shortboard (este último já reconhecido como esporte olímpico). Cada país participante poderá incluir em sua delegação até quatro homens e duas mulheres no shortboard, dois homens no Longboard e um homem e uma mulher no SUP Race.