Alzair Russo

A vida entre pranchas e treinos

0
709x397

Com mais de 40 anos de experiência na fabricação de pranchas Alzair Russo é também um entusiasta e praticante assíduo de vários water sports, participando ativamente no desenvolvimento do surfe e SUP brasileiro. Foto: Arquivo pessoal.

 

A relação de Alzair Russo com o universo dos water sports teve seu início na década de 70, no mítico píer de Ipanema (RJ), graças a uma prancha comprada em sociedade com mais 04 amigos. Pouco tempo depois, mudou-se para o Quebra-mar da Barra da Tijuca e, juntamente com o amigo Maurício “Morrô”, foi trabalhar em uma das poucas fábricas de pranchas da época, a extinta “Arco-Íris”, localizada no mesmo bairro. Já os primeiros passos na arte de shapear foram ensinados por Felipe Dylon (“Lipe”), proprietário das pranchas Energia, nessa mesma época.

 

526x526

Alzair remando em boa companhia no quintal de sua casa, no Rio Vermelho de Floripa. Foto: Arquivo pessoal.

Com muitas encomendas e a caminho de mais uma temporada no Hawaii, Lipe convida Alzair Russo para se responsabilizar por essas pranchas durante sua trip, e ensina a ele o básico do shape – um verdadeiro segredo guardado a sete chaves na época. Começava então uma longa e bem-sucedida trajetória profissional na fabricação de pranchas.

 

A partir daí, Russo trabalhou com nomes como Ricardo Bocão, Rico de Souza, Daniel Friedman, Jorjão entre outros pioneiros da cidade carioca. Na década de 80 passa a shapear para a Cristal Grafitti, marca que era o sonho de consumo de 10 entre 10 surfistas da época e marcou a história do surfe no país.

 

Em 1995, e mais de uma década de bons serviços prestados, Alzair Russo deixa a Cristal Grafitti para exercer a função de Head Shaper da recém-chegada Rusty no Brasil – fábrica de pranchas multinacional do lendário shaper californiano Rusty Preisendorfer, a convite de Pedro Bataglin.

 

Em 2001, movido pela vontade expandir os horizontes, ele deixa o Rio de Janeiro e viaja por vários lugares do Brasil e do mundo, passando temporadas em diversas fábricas de pranchas nacionais e no exterior até estabelecer-se em Florianópolis (SC) onde, no ano de 2006, cria sua própria marca denominada “SurFactory”, que mais tarde mudaria o nome para “Seapoxy”. Foi nesse mesmo ano que Alzair Russo teve seu primeiro contato com o stand up paddle, novidade recém-chegada nas praias do Brasil e ainda pouco conhecida.

 

Foi amor à primeira vista e não demorou muito para que ele começasse a remar e, claro, produzir seu primeiro SUP. As encomendas começam a chegar e ele cria, em 2007, a Tangaroa Stand Up, passando a produzir desde pranchas de SUP Wave à SUP Race.

 

900x495

lembranças dos anos 70, quando deu início ao ofício de shaper no Rio de Janeiro e começando a trajetória que o levou a ser reconhecidamente um dos profissionais mais respeitados do Brasil. Foto: Arquivo pessoal.

 

Mas seu amor pelo SUP foi para além das plainas e a partir de 2010, o veterano do surfe foi se tornando destaque também como competidor de SUP Race, conquistando resultados expressivos na categoria amadora, destacando-se no circuito brasileiro Amador e figurando desde então entre os Top 5 de Santa Catarina nas competições estaduais, fazendo, inclusive, alguns pódios, como a primeira colocação no I Super Day, realizado em Florianópolis. Mais recentemente ele ficou com a 6ª colocação geral na categoria Race Amador do Porto Belo Festival, válido como segunda etapa do circuito catarinense.

 

No entanto, além de atuar como shaper e atleta, Alzair Russo também atuou nos bastidores do esporte, ajudando a trazer para o Brasil o Battle of The Paddle e colaborando intensamente com a parte técnica da prova, além de atuar em outros eventos fundamentais para o desenvolvimento do SUP nacional.

 

1280x720

Alzair Russo em ação durante uma etapa do Catarinense de SUP Race. O shaper é também um competidor dedicado, ranqueado nos circuitos brasileiro e estadual. Foto: Arquivo pessoal.

 

Hoje a Seapoxy é referência na fabricação de pranchas, aplicando processos ecológicos em sua linha de produção.

 

Seus produtos são fruto de anos de conhecimentos adquiridos em pesquisas e experimentos testados e aprovados por grandes nomes do esporte nacional e mundial, fabricantes e atletas, além de estudos contínuos na busca de inovações e aprimoramentos, sempre focados na evolução dos materiais que utiliza e oferece.

 

1280x720

À dir., recebendo a premiação durante o Porto Belo Festival. Foto: Arquivo pessoal.

Suas pranchas podem ser encontradas à pronta-entrega nas melhores surf shops do país, ou serem fabricadas sob encomenda, mediante um atendimento altamente personalizado na sede da Seapoxy, onde o legend atua diariamente na produção e supervisão da fabricação de seus foguetes, sempre pronto a atender seus clientes e amigos com seu carisma e simpatia.

 

E como a criatividade e inovação são a marca registrada de sua carreira desde o início, Alzair Russo em breve lançará no mercado uma nova e exclusiva marca de bloco EPS, muito mais resistente do que os blocos comuns e totalmente impermeáveis, feitos a partir da tecnologia XPS. A criação a princípio estará disponível apenas para modelos de shortboard e longboard, mas é bem provável que em pouco tempo esteja disponível também para a fabricação de pranchas de stand up paddle. Quem conhece a energia e inquietação desse “mago das plainas”, sabe que isso é apenas uma questão de tempo. Os amantes do stand up agradecem!