Neutrox Weekend

Largada em alto astral

Com surfe treino e ações fora do mar, Neutrox Weekend dá a largada na praia da Tiririca, Itacaré (BA).

0
Nicole Pacelli é destaque na sessão de free surf na praia da Tiririca.

O Neutrox Weekend, competição exclusiva para mulheres, começou nesta sexta-feira (7) na Praia da Tiririca, em Itacaré (BA). Não foram realizadas disputas no mar e as atletas foram para a água apenas para sessões de surf treino, com destaque para a participação da estrela brasileira da elite mundial, Silvana Lima, e a campeã mundial de SUP Wave, Nicole Pacelli. Também foram realizadas ações fora da água.

No primeiro dia de evento, atletas e visitantes participaram das aulas de yoga e muay thai, das partidas de vôlei de praia e assistiram ao teatro infantil encenado dentro da estrutura montada para a competição. De acordo com o diretor executivo da Abrasp, Pedro Falcão, o mar estará em excelentes condições para as atletas durante o Neutrox Weekend e a primeira chamada para disputas está marcada para sábado, 11 horas.

Além disso, ele ressalta a diversidade de estados representados na competição e o objetivo de massificar o surfe feminino por todas as regiões do Brasil.

Evento conta com yoga e outras atividades fora d’água.

“Não existe uma previsão exata, mas acredito que o mar vá alinhar para este sábado. Boa parte da elite brasileira está presente. A nossa expectativa é que esteja em perfeitas condições para as meninas mostrarem seu surf. A intenção é promover o melhor possível para estas atletas. Já passamos por Ubatuba, onde tivemos uma grande competição, e, agora, aqui em Itacaré, vamos repetir isso”, diz Falcão.

Segundo a gerente de marketing da Flora, detentora da marca Neutrox, Nicole Mandil, o objetivo do evento é mostrar que as pessoas podem curtir as melhores coisas da vida sem preocupações com os danos capilares. Ela também explica a escolha por Itacaré, que recebe o Neutrox Weekend pelo segundo ano consecutivo.

“A Neutrox acredita que as boas coisas da vida devem ser desfrutadas ao máximo e sabemos que essas coisas acabam danificando os cabelos. Por isso, fazemos este tipo de evento que é possível unir surf, skate, dança, arte, cultura e muito mais. Aproveitamos para reforçar, neste paraíso que é Itacaré, o nosso posicionamento. É sempre um prazer vir aqui”, falou.

Pratas da casa, Daniela Albuquerque, Tais Oliveira e Potira Castaman vão em busca do título do Neutrox Weekend.

Baianas buscam o título

Três atletas locais da Bahia estarão na disputa pelo título: Daniela Albuquerque, Tais Oliveira e Potira Castaman, que é do Pará, mas radicada na cidade baiana. Elas querem usar o conhecimento das ondas da Praia da Tiririca para subir no ranking brasileiro de surfe profissional.

Pentacampeã baiana e campeã brasileira amadora, Dani Albuquerque conhece bem as ondas de Itacaré. No Neutrox Weekend de 2019, ela quer fazer bonito perante a torcida baiana e destaca a qualidade das ondas da Praia da Tiririca e a estrutura oferecida às surfistas.

“É sempre um prazer surfar em Itacaré. Um paraíso que tem altas ondas. É muito bacana ter essa oportunidade. A estrutura montada é igual a de uma etapa de Circuito Mundial e não vemos isso sempre. É muito importante para o surf feminino ter competições como esta para o desenvolvimento do esporte e das meninas aqui na Bahia”, disse.

Competição rola até domingo em Itacaré.

Das três atletas que representam a Bahia, apenas uma mora em Itacaré. Tais Oliveira, que nasceu em Salinas, no Pará, mudou para o litoral baiano há quatro anos. Em casa, ela espera aproveitar a oportunidade para conseguir um grande resultado no Neutrox Weekend.

“Estou aproveitando ao máximo essa oportunidade de correr uma competição no quintal de casa. Quero pegar boas ondas e fazer um grande resultado. Estou acostumada a pegar onda aqui e isso me deixa mais tranquila”, falou.

Com 14 anos, Potira Castaman é uma das atletas mais jovens do torneio e símbolo da nova geração do surf baiano. Natural de Salvador, mas acostumada a surfar em Itacaré, ela espera chegar à final do Neutrox Weekend e valoriza a oportunidade de competir contra atletas de outros estados.

“É como se eu estivesse em casa. Não costumo surfar muito na Tiririca, porque as ondas são um pouco pesadas, mas surfo em outras praias aqui da região. Venho com força total para essa competição. Espero conseguir uma vaga na final. Seria a realização de um sonho. Além disso, é uma oportunidade incrível para as surfistas baianas. Por sermos em pouco número, geralmente só disputamos semifinais e finais. Aqui, podemos ter mais baterias e elevar o nível do nosso surfe”, explicou a jovem atleta.

Neutrox Weekend 2019, praia da Tiririca, Itacaré (BA).

Preocupação ambiental 

O Neutrox Weekend reserva mais do que as atividades dentro da água. Projetos como o Recicla Itacaré e a neutralização do carbono emitido durante a produção e execução do evento são preocupações da organização.

Por isso, há uma compensação de CO2 através do programa Sustainable Carbon, empresa especializada no seguimento. Para evitar a poluição causada pelo plástico, os participantes do evento receberam copos reutilizáveis para o Neutrox Weekend. Não haverá copos de plástico durante os dias de competição.

As ações fora da água continuam até domingo (9), último dia de evento com atrações como como yoga, zumba, muay thai e palestras. As disputas nas ondas com surf valendo pelo ranking brasileiro profissional feminino e stand up paddle wave terão transmissão ao vivo pelo site SurfCore.

O Neutrox Weekend é uma realização da Abrasp, com patrocínio da Neutrox. A etapa de Itacaré tem o copatrocínio de Ecoporan Hotel Charme Spa & Eventos e apoios da Prefeitura de Itacaré, Federação Baiana de Surf e Associação de Surf de Itacaré.