The Board Trader Show

Futuro do pretérito

0
639x472

Biquilhas: elas estão de volta. Foto: Reprodução.

 

Pranchas com tecido de basalto? Hemp? XPS, resinas diferentes? Fishes, canaletas? Sim, a tendência por novidades em materiais e releituras de designs tomou conta de boa parte do mercado.

 

Basta dar uma olhada na galera alternativa que popula o BoardPorn. É um bom referencial para essa conversa.

 

Aliás, é interessante ver o número de pranchas criadas há décadas retomando suas possibilidades. Será que os novos conceitos incrementaram aqueles modelos? Será que o entendimento que temos sobre pranchas, hoje diferente, equalizou as pegadas de borda dos modelos originais?

 

639x480

As Fireball Fish, desenvolvidas por Tommy Peterson e usadas por Tom Curren em ondas double overhead em Sumbawa, décadas atrás, mostraram que tamanho não é documento. Isso influenciou muita gente, tipo Kelly Slater. O modelo, atualizado por Dennis Jarvis, reviveu e está no mercado. Foto: Reprodução.

 

Talvez o surfe tenha se desenvolvido a tal ponto que, agora, a habilidade dos surfistas se adeque às curvas para as quais essas pranchas trazidas lá de trás tenham sido pensadas.

 

Elas têm tudo de mais atual em materiais, formas de construção e design. Isso conta muito na performance. Ao mesmo tempo somos remetidos um passado que parece distante, mas, pensando bem, nem é tanto.

 

641x636

Ok, é uma triquilha, mas de normal não tem nada. Tommy tirou muita gente da caixinha e, além do design, que agora parece até normal, a construção dessa prancha conta com longarinas de material ultra moderno, espuma que não é EPS nem Poliuretano, glasseada com resina Epoxi PLR. Foto: Reprodução.

 

Afinal, demoramos meio século para questionarmos as longarinas de madeira no meio da prancha.

 

Biquilhas, que antes derrapavam fragorosamente pela parede ou nas curvas, parecem se encaixar de maneira divertida às rabetadas que se tornaram padrão no surfe atual. Pranchas pequenas, com duas quilhas, farão sucesso no próximo verão. Canaletas estarão dispostas de mil maneiras, linkando Allan Byrne e Daniel Thomson.

 

Imagino o que veremos em exposição na próxima The Board Trader Show. Uma coisa eu sei. As pranchas de alta performance nunca foram tão refinadamente desenvolvidas, mas a época de pranchas todas com a mesma cara, já foi.

 

637x639

Sim, biquilhas. A FireWire aposta no modelo desenvolvido pelo Rob Machado, mas a verdade é que quase todas as grandes marcas lançaram ao menos um modelo tipo “Fish Clássica”. Alta performance? Não. Mas altamente divertidas, velozes e cheias de possibilidades. Foto: Reprodução.

 

Se você gosta de pranchas e novidades, tendências e curiosidades sobre tudo ligado a todo tipo de equipamento para boardsports, a The Board Trader Show 2017 tem que estar na sua agenda.

 

De 28 a 30 de setembro, no São Paulo Expo – Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, Km 1.5 – SP). Perto do Aeroporto de Congonhas e fora do perímetro do rodízio municipal de carros em São Paulo.

 

Clique aqui para garantir o seu ingresso.

 

Você também poderá adquirir seu ingresso no local, no dia da TBTS, mas, por enquanto, está rolando um preço promocional de R$ 40 que vale só para esse novo lote de ingressos que deve acabar rapidinho.