CBSUP

Um pedaço da Polinésia em Avaré

0
710x403

Esportes praticados pelos povos da Polinésia ganham força em todo mundo e Avaré (SP) receberá, em setembro, um grande evento reunindo algumas das modalidades mais populares dessa cultura. Foto: Reprodução.

 

Cada vez mais em alta por reunirem em uma mesma atividade, esporte, natureza e qualidade de vida, os esportes polinésios estão em alta no Brasil e no mundo. Após a explosão do surfe, o mundo passou a olhar mais de perto e se interessar pelo estilo de vida dos havaianos e, assim, a cultura polinésia foi ganhando força até que nos anos 2000 veio o stand up paddle, a mais democrática forma de surfe, que apresentou esse universo para quem vivia quilômetros longe do mar. Era o que faltava para a popularização dessa cultura e hoje vemos cidades do interior respirando esse estilo de vida.

 

Avaré está a mais de 300 km do mar e, no entanto, receberá do dia 15 ao 17 de setembro o Super SUP – Avaré Water Festival, evento válido como 3ª etapa do Brasileiro de SUP Race da CBSUP, incluindo provas de canoa havaiana, paddleboard e surfiski. À excessão do surfski, criado pelos australianos, mas muito popular entre os praticantes de remada oceânica, SUP, canoa havaiana e paddleboard são modalidades ancestrais praticadas pelos povos polinésios e que hoje resistem ao tempo e ganham nova roupagem, mas trazendo consigo um dos estilos de vida mais bacanas que existem.

 

Este será o espírito do Water Festival Brasil (WFB), que terá como palco as águas cristalinas da represa de Jurumirim, conhecida por ser uma das lagoas mais preservadas do estado de São Paulo e cartão postal de Avaré (SP).

 

INFORMAÇÕES GERAIS – O Super SUP Brasil – Avaré Water Festival será um grande festival de esportes aquáticos incluindo as modalidades de canoa havaiana, paddleboard e surfski, além das disputas de SUP race, válidas como 3ª etapa do circuito nacional, com a participação dos melhores remadores do Brasil.

 

O evento tem o status duas estrelas oferecendo R$10.000,00 às categorias profissionais de SUP além de troféus e medalhas de “fishiner” aos competidores que completarem o desafio.

 Já à Canoa Havaiana (OC 1) será oferecido R$ 1.000,00 de premiação além de medalhas para os 3 primeiros colocados de todas as demais categorias e medalhas de “fishiner” para todos os participantes.

 

Demais informações sobre percursos, acomodações e inscrições podem ser obtidas no site da Confederação Brasileira de SUP, na página oficial do evento: CBSUP