USA Championships

Brasileiro levanta a taça

Criado nas ondas da praia do Francês (AL), Demian Borba vence final nacional do circuito norte-americano na categoria Master.

0
Demian Borba comemora o título em Oceanside, Califórnia.

No último sábado (15), o brasileiro Demian Borba, 38 anos, venceu a categoria Master da final nacional do USA Surfing Championships, o circuito norte-americano de surfe amador.

Realizado em ondas pequenas em Oceanside, Califórnia (EUA), o evento reuniu atletas que venceram os circuitos regionais e que residem em diferentes lugares dos EUA como Flórida, Havaí, Texas e Califórnia.

“A final foi muito emocionante! Consegui um 7.83 na metade da bateria e de repente o mar parou”, conta Damien, criado nas ondas da praia do Francês, Maceió (AL), e que atualmente mora em Carlsbad, cidade próxima a San Diego.

“É comum nesses swells de sul as séries demorarem mais. O segundo colocado precisava apenas de um 6.00 para virar a bateria, mas não as ondas não vieram. O mais gratificante foi ter toda a minha família vibrando na areia”, diz Demian.

Para se qualificar para o evento principal, o alagoano participou de nove etapas da Western Surfing Association, o circuito mais antigo do país, vencendo as categorias Masters e Open Mens, com direito a sua primeira nota 10 em campeonatos.

Demian surfa com pranchas Sharpeye e trabalha a preparação física com Adam Knox, ex-profissional e irmão do lendário ex-Top Taylor Knox. ​

“Há três anos eu estava na mesa de cirurgia fazendo minha segunda operação no joelho para reconstruir o ligamento cruzado anterior. Só de estar na água, surfando e próximo à natureza, já é uma benção. Sou muito grato por esse ano de 2019, não sou surfista profissional, trabalho, tenho dois filhos, mas amo demais esse esporte”, completa Borba.

Organizadora do circuito, a USA Surfing é reconhecida pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e pela Associação de Surf Internacional (ISA) como principal órgão responsável pelo esporte no país.

Além de realizar o USA Surfing Championships todos os anos, ela é responsável por selecionar o time americano que disputa o ISA Games, o Pan-Americano e os Jogos Olímpicos. A instituição já revelou atletas importantes como Kolohe Andino e Griffin Colapinto, hoje atletas da elite mundial.

Para saber mais sobre o atleta, siga o perfil @demianborba no Instagram.