As previsões se confirmaram e as ondas apareceram para a segunda etapa do Imbituba Surf Tour 2017, encerrada na última sexta-feira (29), na praia da Vila, em Imbituba (SC).
Apesar das boas ondas, pouco maiores de 1 metro, a chuva não deu trégua durante todo o dia de competição e não poupou nem a entrega de prêmios aos vencedores da etapa.
Atletas de diversos estados do Sul do Brasil, assim como um peruano, participaram da disputa que contou 500 pontos no ranking catarinense Profissional da Fecasurf (Federação Catarinense de Surf), e 350 pontos para o ranking brasileiro da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
Natural de Garopaba, Fellipe Ximenes, que ficou em quinto na primeira etapa, surfou ‘quietinho’, passando bateria após bateria sem chamar muito a atenção e fazendo as notas que precisava para avançar na competição. Mas, na finalíssima, soltou o pé, e garantiu as maiores notas da bateria, um 7.00 e um 7.85.
Na segunda posição, e com a segunda maior nota do evento, um 9.00, conquistada nas quartas-de-final, ficou o surfista local de Itajaí, Matheus Navarro, que tentou dar uma dura em Ximenes, mas suas notas, 7.25 e 4.05, não foram suficientes para virar a bateria. A terceira posição na final ficou com o surfista local da praia do Matadeiro, em Florianópolis, Beto Mariano.
O destaque imbitubense na competição, ficou por conta do local da praia do Porto, em Imbituba, João Paulo de Abreu, o ‘Passarinho’, que entre um aéreo e outro – sua grande marca registrada – chegou à final, mas não achou as ondas certas para ameaçar seus adversários. Em 5º e 7º lugares ficaram Cainã Barleta, Eloin Travisani, Alessandro Puga e o local da praia da Vila, Leonardo Barcelos.
A maior nota (9.40) e maior média (18.15) do Imbituba Surf Tour 2017 ficaram com o surfista da praia do Matadeiro, em Florianópolis, Luan Wood, conquistadas na segunda bateria do Round 2 da competição. O local Leo Barcelos ficou com a sétima melhor somatória do evento, ou 13.75 pontos, nas quartas-de-final.
Amadores A chuva que caiu na sexta-feira, persistiu no sábado, mas não atrapalhou a performance dos atletas amadores. Ondas em torno de 1 metro renderam ótimas disputas.
Leonardo Barcelos e Leo Casal foram os destaques do evento, ao chegarem a duas finais, Mirim e Júnior. Na categoria Mirim, Leo Barcelos levou a melhor vencendo a finalíssima, deixando Carlos Henrique em segundo, Artur Romão em terceiro, e Leo Casal em quarto.
Na Júnior, Giovane Picaski reinou na grande final, fazendo a melhor média da bateria (14.75), deixando Gustavo Borges em segundo, Leo Casal em terceiro, e Leonardo Barcelos em quarto.
Os finalistas do evento em Imbituba levaram como prêmio, além dos kits de pranchas de surf Trench Town, o troféu feito em mosaico de pastilhas de vidro e azulejos cerâmicos da artesã local, Liz Panek, com o destaque para a Semana da Baleia Franca 2017, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Imbituba (Sedetur).
O evento foi organizado pela Associação de Surf Imbitubense (ASI) e pela Diretoria Municipal de Esportes (DME). Supervisão: Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Apresentação: Prefeitura Municipal de Imbituba e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico (Sedetur).
Resultados
Profissional
1 Fellipe Ximenes
2 Matheus Navarro
3 Beto Mariano
4 João Paulo Abreu
Surf Adaptado
1 Robson Gasperi
2 Juliano Manjolo
3 Gelder Costa
4 Fidel Teixeira
5 Pablo Ortiz Aguiar
Espumeiro
1 Gabriel Ogasahara
2 Victor Midon
3 Lucas Costa
4 Guilherme Pacheco
Feminino
1º Andreza Barcelos
2º Ariela Reichert
3º Fernanda Espindola
4º Fabiana Moraes
Infantil
1 Lucas Cainan
2 Joaquim Munoz Larreta
3 Luan Moreno
4 Victor Midon
Iniciantes
1 Artur Romao
2 Otavio Henrique
3 Gabriel Junior
4 Gustavo Paes
Master
1 Bruno Debona
2 Leandro Elias
3 Marcio Midon
4 Roni Ronaldo
Soul Surf
1 Ricardo Pimentel
2 Andre Figueiro
3 Eduardo Teixeira
4 Rafael Aguiar
Mirim
1 Leonardo Barcelos
2 Carlos Henrique
3 Artur Romao
4 Leo Casal
Júnior
1 Giovanne Picaski
2 Gustavo Borges
3 Leo Casal
4 Leonardo Barcelos