Na última quarta-feira (1) uma família californiana, que há cinco anos viajava pela América do Sul, foi encontrada viva depois de escapar de um ataque de piratas e desaparecer por mais de 100 horas na Floresta Amazônica, no norte do Pará.
Adam, Emily Harteau e as duas filhas, de 3 e 7 anos, estavam prestes a encerrar a aventura de cinco anos a bordo de uma van (clique aqui para ver o site da viagem) quando a balsa que os transportava foi invadida por um grupo de piratas, também conhecidos regionalmente como “ratos d´água”.
A família ia de Belém em direção a Macapá, no Amapá. Por volta das 19 horas do domingo (29), piratas invadiram e anunciaram o assalto quando a embarcação passava pelo município de Breves.
Os passageiros e a tripulação foram mantidos reféns. Enquanto os ladrões roubavam o que viam pela frente, Adam, em um ato de coragem, aproveitou a distração e colocou a esposa e as filhas em sua prancha de surfe, remando selva adentro na calada da noite.
Quando o assalto chegou ao fim, a polícia foi chamada e não encontrou sinal dos Harteau. A van na qual percorreram toda a América do Sul e também era transportada pela balsa foi encontrada abandonada na floresta.
Mais de 100 horas depois, eles foram encontrados pelas autoridades brasileiras com apenas alguns arranhões e bastante picados pelos insetos. Mesmo depois do ocorrido, a família, que iniciou a viagem em 2012 e chegou a morar por um tempo em Florianópolis (SC), expressou seu amor pelo Brasil no perfil da viagem no Instagram.
“Estamos muito agradecidos por tudo e por todas as boas vibrações nestes tempos difíceis e queremos expressar o nosso amor pelo Brasil, que continua mesmo depois do inferno no qual sobrevivemos. Às autoridades brasileiras e a Embaixada dos EUA por seus esforços de recuperação e assistência na nossa passagem segura de volta aos EUA: nossa mais profunda gratidão”, postaram os Harteau.
Fonte Time