Paulo Oliveira, praticante de stand up Paddle local de Paranaguá (PR) realizou recentemente um feito e tanto. Acompanhado por remadores locais do litoral paranaense, sendo o único a remar de SUP, concluiu uma travessia de quatro dias remando, em média 30 km por dia, totalizando 112 km de distância percorrida entre SP e PR.
Acompanhado pelos remadores do grupo K.S.A aventura e equipe de Remo Itibere, Paulo partiu de Paranaguá de barco ate Cananéia, já no litoral paulista, onde iniciaram o percurso que os traria de volta ao ponto de partida. Pelo caminho belas paisagens, muita natureza e um litoral ainda intocável e pouco conhecido.
Um barco de apoio acompanhou os remadores equipado com acomodações e alimentações. Já no primeiro dia foi remado 35 km ainda dentro do litoral paulista, com paradas programadas para alimentação, hidratação e exploração das comunidades locais.
No segundo dia, os membros da expedição alcançaram o Parque estadual da Ilha do Cardoso-Vila do Ariri, um lugar de praias desertas com trilhas, cachoeiras e muitos golfinhos.
Em seguida, foram até o canal do Varadouro, criado artificialmente nos anos 50 com objetivo de facilitar o acesso entre Paraná e São Paulo, que é muito usado por pescadores e une a baia dos Pinheiros à região lagunar de Cananéia. A região abriga uma alta diversidade de fauna e flora como a famosa revoada dos papagaios e fechou mais 30 km de reamada programados.
Já no litoral paranaense, no terceiro dia a remanda rendeu 32 km e o grupo resolveu esticar com o objetivo de alcançar a Ilha de Guapecum. Porém, mais adiante, devido ao tempo instável com chuva e vento forte, foram obrigados aguardar para depois seguir até a Ponta de Úba, Prainhas, onde pernoitaram para o ultimo dia de remada com o objetivo de chegar a Paranaguá.
Encarando marolas e vento forte até Paranaguá, o grupo iniciou quarto dia de remada com mais alguns quilômetros os separando da chegada. Entre ilhas e navios eles atravessaram a baia, como programado, e chegaram todos bem, inteiros, porem cansados!
Cansados, mas recompensados pelo contato com a bela natureza da região. É um dever de todos preservá-la.
Esta foi uma expedição entre amigos remadores que teve sua segunda edição organizada pelas equipes K.S.A Aventura, Grupo de Remo Itibere e amigos de Curitiba. Com apoio da Eletropar, Inove Planeta Aventura, Aliança rocha e RJ Acessórios Náuticos.