Vans World Cup

Coffin conquista Sunset

0
1200x800

Conner Coffin garante o título da segunda etapa da Tríplice Coroa Havaiana. Foto: © WSL / Heff.

 

O norte-americano Conner Coffin sagrou-se campeão da Vans World Cup, etapa do QS 10.000 encerrada neste sábado (2) em ondas maiores de 2 metros e prejudicadas pelo vento em Sunset Beach, North Shore de Oahu, Havaí.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Com um surfe polido, Coffin colocou seu nome na seleta galeria de campeões da segunda etapa da Tríplice Coroa Havaiana ao vencer Kolohe Andino (2o), Wade Carmichael (3o) e Griffin Colapinto (4o) na grande final.

 

O evento também marcou o fim da temporada do Qualifying Series, a divisão de acesso ao Championship Tour, definindo mais alguns classificados à elite mundial em 2018.

 

Além de Jessé Mendes, Yago Dora, Willian Cardoso e Tomas Hermes, o Brasil pode ter mais uma novidade no Tour. Décimo primeiro no ranking do QS, o cearense Michael Rodrigues ainda pode carimbar seu passaporte ao CT e depende dos resultados de Pipeline para isso.

 

1200x800

Segundo em Haleiwa e quarto em Sunset, Griffin Colapinto conquista o ranking do QS e lidera a corrida pela Tríplice Coroa Havaiana. Foto: © WSL / Heff.

 

O dia decisivo da Vans World Cup foi marcado por ondas pesadas e irregulares em Sunset. Foram disputados quatro rounds e o melhor brasileiro na competição foi Wiggolly Dantas, que chegou até a semifinal.

 

Guigui fez bonito nas quartas, ao avançar em primeiro com 7.77 e 7.17 sempre colocando muita pressão nas batidas. Na semi, ele demorou para achar boas ondas e ficou atrás de Griffin Colapinto e Wade Carmichael.

 

Se vencesse em Sunset, o ubatubense garantiria vaga na elite mundial do ano que vem pelo ranking do QS. Agora ele vai em busca de um bom resultado em Pipeline (atualmente ocupa a 24a posição) para tentar-se manter entre os 22 primeiros do Championship Tour que permanecem na próxima temporada.

 

1200x800

Wiggolly Dantas chega às semifinais do Vans World Cup. Foto: © WSL / Heff.

 

Com o quarto lugar no evento, o norte-americano Griffin Colapinto – que já havia ficado em segundo na abertura da Triple Crown em Haleiwa – garantiu o título do QS, ultrapassando o brasileiro Jessé Mendes no ranking.

 

Colapinto também lidera a corrida pelo título da Tríplice Coroa Havaiana, seguido por Wiggolly Dantas no ranking.

 

Michael liga o secador Os resultados deste sábado não poderiam ser melhores para o brasileiro Michael Rodrigues. Um a um, seus adversários na luta por uma vaga à elite foram sendo eliminados no dia decisivo da Vans World Cup.

 

De fora do dia decisivo, Michael precisava de uma difícil combinação de resultados para se manter na 11o posição do ranking do QS. E o cearense foi favorecido pelas derrotas de Michael February, Stuart Kennedy, Leonardo Fioravanti, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas e Vasco Ribeiro.

 

1200x800

Michael Rodrigues é o primeiro alternate do Championship Tour 2018, mas ainda tem chances de beliscar uma vaga na elite. Foto: © WSL / Heff.

 

Por fim, restou torcer contra o norte-americano Pat Gudauskas na semifinal. Se Pat avançasse uma bateria, se classificaria para o CT e derrubaria Michael para a 12a posição do ranking do QS, a duas vagas da elite.

 

Em um confronto emocionante na semifinal, Gudauskas dropou uma bomba a três minutos do fim e atacou a junção power de Sunset. Precisando de um 7.42, ele despencou do lip e por muito pouco não ficou de pé, para sorte do brasileiro, que por enquanto é o primeiro alternate do Championship Tour do ano que vem.

 

Michael agora precisa torcer para que Kanoa Igarashi, Italo Ferreira ou Ezekiel Lau consigam se manter entre os 22 primeiros do ranking do CT. Kanoa é o que tem mais chances, atualmente ocupa a 20o posição e está dentro da zona de classificação.

 

Confira o vídeo com os melhores momentos do dia:

 

 

Italo é o 25o (já garantiu sua vaga pelo ranking do QS) e Lau o 27o colocado (também classificado pelo QS). Se um deles conseguir um resultado expressivo em Pipeline, Michael conquista a suada vaga na elite mundial em 2018.

 

A janela de espera para a última etapa do CT em Pipeline será aberta nesta sexta-feira (8) e vai até o dia 20 de dezembro no Havaí.

 

Vans World Cup 2017

 

Resultado

 

1 Conner Coffin (EUA)

2 Kolohe Andino (EUA)

3 Wade Carmichael (AUS)

4 Griffin Colapinto (EUA)

5 Wiggolly Dantas (BRA)

5 Barron Mamiya (HAV)

7 Patrick Gudauskas (EUA

7 Dion Atkinson (AUS)

9 Lucas Silveira (BRA)

9 Italo Ferreira (BRA)

9 Benji Brand (HAV)

9 Caio Ibelli (BRA)

13 Bino Lopes (BRA)

13 Stuart Kennedy (AUS)

13 Vasco Ribeiro (POR)

13 Sebastian Zietz (HAV)

 

Classificados ao CT 2018 pelo ranking do QS

 

1 Griffin Colapinto (EUA) – 26.900 pontos
2 Jessé Mendes (BRA) – 25.400

3 Kanoa Igarashi (EUA) – 22.930*
4 Wade Carmichael (AUS) – 21.400
5 Tomas Hermes (BRA) – 20.880
6 Yago Dora (BRA) – 20.650
7 Italo Ferreira (BRA) – 20.360*
8 Willian Cardoso (BRA) – 19.000
9 Keanu Asing (HAV) – 16.950
10 Ezekiel Lau (HAV) – 16.683*

 

*Ainda podem se manter na elite pelo ranking do CT. Se um deles ficar entre os 22 primeiros, o brasileiro Michael Rodrigues também garante vaga.