Hang Loose Surf Attack

Duelo particular no Tombo

Rivalidade sadia entre Caio Costa e Heitor Mueller é uma das atrações da terceira etapa do Hang Loose Surf Attack, a partir desta sexta-feira (20), no Guarujá (SP).

0
Local de São Francisco do Sul, Heitor Mueller está na frente na categoria Mirim.

Uma rivalidade sadia entre dois grandes talentos da nova geração está se tornando uma atração no Hang Loose Surf Attack, o mais tradicional circuito de base do País. Caio Costa, de São Sebastião, e o catarinense Heitor Mueller, vem se enfrentando por títulos e nesse ano dominam a ponta em duas categorias, a Mirim (sub 16) e a acima, a Júnior (sub 18). Já havia sido assim no ano passado, na Iniciante (sub 14), quando o surfista de São Francisco do Sul levou a melhor no ranking.

No começo do ano essa disputa foi evidenciada no Rip Curl Grom Search, quando Caio levou o título justamente sobre Heitor. Agora, cada um lidera uma faixa etária e o outro é o segundo, sendo que o surfista de Santa Catarina chegou às finais das duas categorias nas duas etapas, em São Sebastião e Ubatuba. Na sub 16, o catarinense está na frente, com uma vitória e um terceiro lugares, com 1.810 pontos, enquanto que o paulista tem um quarto e um terceiro, com 1.539. Na sub 18, o local de Maresias tem uma vitória e um quinto, com 1.656, e o rival, dois quartos, com 1.458 pontos.

A partir desta sexta-feira (20), os dois estarão entre os destaques da terceira etapa do Circuito, na Praia do Tombo, Guarujá (SP). A competição, que segue até domingo, reunirá mais de 200 surfistas com até 18 anos de idade, divididos em seis categorias, também com a Estreante (sub 12), Petit (sub 10) e a Feminina, além da disputa por cidades. As baterias terão transmissão ao vivo pelo Waves.

Apesar da disputa acirrada, Caio e Heitor fazem questão de reconhecer o talento um do outro e evidenciar a amizade, deixando o clima de competição só para dentro da bateria.

Atleta de São Sebastião, Caio Costa leva vantagem sobre o rival na Júnior.

“Heitor é um menino muito sangue bom e tem um bom surfe e ajuda a elevar o nível, mas claro que a disputa só acontecer dentro d’água”, diz o surfista de Maresias. “O Caio é legal e surfa muito e isso me motiva mais ainda. Não só ele, mas tem o Léo (Casal), o Didi (Aguiar). Tem um monte de gente boa quebrando tudo”, afirma o atleta catarinense.

Caio também fala da possibilidade de garantir dois títulos numa mesma temporada. “Ano passado passei bem perto desse feito, então ficou um gostinho de quero mais. Sigo em busca de soltar o meu surf e dar meu melhor”, complementa o representante paulista.

Heitor destaca a importância de competir no Hang Loose Surf Attack, que define campeões paulistas e abre vagas para atletas de outros estados e chega empolgado depois da vitória na etapa do sul-americano Pro Junior, da World Surf League (WSL), em Florianópolis. “O Hang Loose é muito show, é como se fosse um Brasileiro. Gosto muito de correr, sempre tem uma vibe legal. A vitória no Pro Júnior WSL foi muito legal e o mais legal foi ver a galera torcendo por mim. Fiquei muito feliz, isso me motiva muito”, finaliza.

O Hang Loose Surf Attack 2019 tem os patrocínios de Sthill, Super Tubes, Surf Trip, Kyw, Overboard Action Sports Store, Hot Water, Rhyno Foam e CT Wax. Apoio: Prefeitura Municipal de Guarujá, Associação de Surf de Guarujá (ASG), Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Divulgação: Waves e FMA Notícias. Organização: Federação Paulista de Surf.