A edição de 2020 do AmpSurf ISA World Para Surfing Championship, o Mundial de Surfe Adaptado, começa nesta quarta-feira (11) em La Jolla, Califórnia (EUA).
Com aproximadamente 140 atletas de 24 países, a competição deve contar com um número recorde de participantes e vai até o dia 15 de março.
A seleção brasileira convocada pela CBSurf conta com Jonathan Borba, Mike Richards, Caroline Vitória, Malu Mendes, Roberto Pino, Lígia Mendonça, Henrique Saraiva, Alcino Pirata Neto, Camila Fuchs, Carlos Kill, Denise Siqueira, Davi Teixeira, Monique Oliveira, Renata Glasner, Elias Figue Diel e Daniela Tavares.
Desde que foi realizado pela primeira vez, em 2015, o Mundial de Surfe Adaptado da ISA tem experimentado uma grande expansão. A entidade já trabalha para incluir a modalidade nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago em 2023.
Trailer:
A edição de 2020 apresentará um sistema atualizado de classificação e novas categorias foram adicionadas para diferenciar ainda mais os atletas que surfam em pé, ajoelhados ou que possuem deficiência visual.
“A ISA está orgulhosa em providenciar mais um evento de alto nível para estes surfistas que gostam de superar desafios. Eles são atletas de ponta e merecem um local onde possam mostrar todo o seu trabalho”, declara o argentino Fernando Aguerre, presidente da ISA.
O evento será transmitido ao vivo pelo Waves.