A Associação de Surf de Imbituba (ASI) renovou o acordo com os pescadores em reunião sobre a temporada da tainha, que começou na última sexta-feira (1º) e vai até o final de julho em todo o litoral de Santa Catarina.
Ficou definido que cada praia de Imbituba receberá uma placa informativa sobre a temporada de pesca, com sistema de bandeiras, e a recomendação para que um representante de ambos os lados se responsabilize pelo controle das mesmas.
“Tivemos uma reunião bem agradável e definimos os pontos de bandeiramento”, diz Reginaldo Marques, da Associação de Pescadores da Barrinha e Praia da Vila. “Quando o mar estiver manso, a bandeira branca será hasteada e o surfe estará proibido. Mas, como todos sabem, a praia da Vila é um lugar de ondas grandes, aí a bandeira azul entra e o surfe será liberado”, complementa.
Sobre as outras praias de Imbituba, Reginaldo também se manifestou, “Na Barra de Ibiraquera, eu soube que a bandeira branca fica hasteada direto, e a proibição é permanente”, relata.
Já na vizinha Praia do Rosa, em Imbituba, está liberado o surfe no canto Norte em um raio de 250 metros do costão. Já o canto Sul terá o esquema de bandeiras. Se a bandeira vermelha estiver hasteada, é proibido surfar. Caso esteja baixa, está liberada a prática do surfe.
Confira a nota da ASI:
A Associação de Surf de Imbituba realizou na semana passada uma reunião junto a Associação de Pescadores da Barrinha da Praia da Vila, mantendo as mesmas regras que temos na cidade há alguns anos, sistema de bandeira. Começa a partir de 1º de maio a temporada de pesca da tainha.
Todas as praias de Imbituba terão o sistema de bandeiras, ou seja, um sistema que será controlado por um pescador, escolhido pela associação dos pescadores, e um surfista, escolhido pela associação de surfe, em cada point onde haja bandeira. Fique atento às bandeiras e as regras, se não tiver nada pergunte antes de entrar na água, fale com as associações locais.
Foi conversado com todas as associações locais de Imbituba e cada uma ficou de conversar com os pescadores de sua praia para chegar no melhor acordo pra todos. As regras estarão nas placas junto as bandeiras, respeite as bandeiras e o acordo, pois ambos precisam entender as necessidades da pesca e do surfe.