Mikey Wright saiu na frente na busca pela última vaga na elite do surfe da WSL em 2021. O australiano, o italiano Leonardo Fioravanti e Adriano de Souza perderam várias etapas no CT de 2019 por causa de lesão, mas a maior entidade do surfe mundial só tem duas vagas para os machucados. Por ser campeão mundial, Adriano teve prioridade e se garantiu na nova temporada. A outra vaga está sendo disputada nesta terça-feira (8) entre Mikey e Leo em Pipeline, e o australiano saiu na frente na melhor de três baterias.
O duelo inicial aconteceu após o término da primeira fase do Pipeline Invitational, a triagem para o Billabong Pipe Masters, que está rolando em ondas de 2 a 2,5 metros. Leo começou forte e surfou as duas primeiras ondas, completando um tubo para Backdoor (6.33) e outro para Pipe (5.00).
Mikey deu o troco no décimo minuto do duelo, completando um barrel perfeito e limpo na esquerda, que valeu a maior nota do confronto (6.77). Ainda em segundo, o australiano foi numa direita numa onda média para o dia e conseguiu a virada (precisava de 4.56 e tirou 4.77).
O italiano tentou dar o troco e também foi pra Backdoor. Ele chegou a sumir dentro do tubo, mas por pouco tempo, e chegou perto da nota que precisava (5.22), mas não conseguiu pular para primeiro (5.00) e agora vai ter que vencer a próxima disputa entre eles, que acontece antes da final das triagens, e forçar um terceiro confronto, que aconteceria no primeiro dia do evento principal. O placar da primeira bateria ficou em 11.54 a 11.33.