Marcio Reis

Shaper investe em projeto

Shaper Marcio Reis lança projeto que transforma dejetos de compósitos das pranchas de surfe em materiais que podem ser utilizados na construção civil.

0
Marcio Reis inova em solução para os resíduos que sobram na fabricação das pranchas de surfe.

O shaper Marcio Reis, criador da Tatuí Brasil Surfboards, há quase 30 anos fabrica pranchas para surfistas iniciantes, amadores e de alta performance com base na premissa de que cada atleta e estilo exigem proporções especiais para garantir melhor desempenho no mar.

Por conta do sucesso, o negócio cresceu e o respeito e gratidão à natureza fez Marcio refletir sobre os resíduos das pranchas que passam por suas mãos. O que fazer com tanto material que sobra e não decompõe facilmente e é totalmente nocivo ao planeta?

Há cinco anos, o shaper encomendou uma pesquisa na USP e UMC para saber mais sobre os produtos que utilizava no desenvolvimento das pranchas de surfe. Por conta própria, paralelamente, começou a criar massa de dejetos de compósitos e blocos para construção e executou uma obra em sua propriedade para avaliar os resultados.

Marcio Reis desenvolveu um material extremamente resistente, que não gera umidade, é lavável, extremamente leve, não propaga chama, livre de pragas, além de ser excelente isolante térmico e acústico, ou seja, vantagens que são características ideais para a construção civil.

As universidades concluíram os estudos que embasaram a intuição e a prática de Marcio Reis e incluíram como compósitos similares, rejeitos da indústria aeroespacial, automobilística, náutica, eletroeletrônicos e até telefonia. Ou seja, milhões de toneladas de rejeitos de compósitos são descartadas por ano sem destino certo, e poderiam ser reciclados e reaproveitados.

Carbon Light

“Há cinco anos venho desenvolvendo estes produtos em conjunto com um engenheiro civil e um ambiental. Após obtermos excelentes resultados foi criada a Carbon Light, a fim de tirar todo esse lixo de compósitos do planeta, mas, tirar do planeta mesmo! Estamos, nesse exato momento, atrás de investidores para fazer isso em larga escala. Queremos falar com construtoras e governos para mostrar que é possível construir casas de baixo custo com qualidade e segurança e ainda salvando o planeta de todo este lixo”, explica o shaper.

A empresa já funciona, os produtos já existem e tem muitos materiais descartados, aguardando para serem reciclados e terem um destino adequado e útil, não só no Brasil, mas em vários países. Em 2019, a Carbon Light participouda Feira do Empreendedor do SEBRAE e, dentre milhares de projetos de impacto social e inovação, foram um dos finalistas com muito êxito. “Meu sonho começou ai a ser desenhado. Vamos juntos surfar essa onda?”, questiona o fundador da Tatuí Brasil.

Sobre a Tatuí Brasil Surfboards

A Tatuí Brasil desde 1991 fabrica pranchas sob medida e entrega para várias regiões do Brasil e do mundo. Tendo como fundamento a física aplicada, geometria e funcionamento de hidrodinâmica, a Tatuí Brasil com passagem fora do país evoluiu e aprimorou seus serviços para oferecer um trabalho de alta qualidade. A Tatuí Brasil também oferece a oportunidade de vivenciar a experiência de fazer sua própria prancha através do curso de shape e laminação.

Sobre o Marcio Reis

Formado em Ciências Contábeis e econômicas, o shaper e fundador da Tatuí Brasil Surfboards é especialista em medidas e trata mais de 80 pontos para construção de uma prancha de alta performance. É dele também o grupo Kombi do Surf, que leva surfistas para praias que estão com as melhores condições no litoral paulista. Em janeiro de 2021 vai abrir as portas do Instituto Maquininha do Verônica para promover atividades socioculturais, esportivas e recreativas visando à inclusão social através do conceito e ação de cidadania.

Para mais informações, acesse o site Tatuí Brasil.