Que surfe e sorrisos têm tudo a ver, todos já sabemos. O Dr. Raphael M. Braga, no entanto, vai além nesta relação.
Dentista por formação e surfista por vocação, o profissional leva o esporte pelo qual é apaixonado desde criança para dentro do seu consultório, na Oral Cliniche, localizada na Chácara Santo Antônio, São Paulo.
Lá, é bem possível dividir a sala de espera com Caio Ibeli, Samuel Pupo, Eduardo Mota, Matheus Herdy, Gabi Nassyrios, Dominik Pupo, Mari Almeida, Alana Paceli, Paola Santerini e outras figuras carimbadas do surfe.
Conheça mais sobre o profissional e o belo exemplo de como levar o surfe para dentro dos negócios, aproveitando o atual crescimento do esporte.
De onde veio a ideia de misturar o surfe com o seu trabalho?
O surfe sempre foi a minha paixão, mas, como não nasci com as habilidades do Medina, tive que arranjar outra maneira de pagar minhas contas (risos).
Desde pequeno, sempre achei muito divertido ir ao dentista, tinha tanta coisa para brincar lá, que decidi que, quando crescesse, seguiria para essa área. Quando entrei na faculdade, me apaixonei pela profissão. E foi aí que comecei a ter duas paixões: o surfe e a odontologia.
Ainda não tinha ideia de como juntar as duas coisas. São muito diferentes, né?
Muito, mas, olhando o seu negócio, parece que isso veio desde o começo, certo?
De certo modo sim, mas começou tudo bem tímido. No começo, foram só alguns quadros de ondas e eu deixava a TV da recepção rolando filmes de surfe para que os pacientes aguardassem a consulta vendo um pouco de ação (risos).
Eu confesso para vocês que tinha medo de misturar as duas coisas, pois, apesar de estarem caindo os antigos preconceitos com surfistas, ainda rola um pouco, né?
Com certeza. Deve ter sido uma adaptação delicada. Você chegou a sentir algum preconceito quando começou a trabalhar isso, tanto na sua clínica, quanto nas suas redes sociais?
Por incrível que pareça, não. Como eu surfo desde os 8 anos de idade, a minha vida sempre me levou para dentro do esporte. Hoje em dia, quase todos meus amigos surfam, e, no momento em que comecei a misturar as duas coisas, a galera começou a ficar amarradona com as mudanças.
Somando isso com um excelente atendimento, sem querer comecei a nichar meu público para essa galera.
Então hoje você atende só a galera do surf?
Imagina (risos), atendemos todo mundo. Hoje a Oral Cliniche conta com dez dentistas e mais de quinze especialidades. Tem atendimento para todo mundo.
Entendi, mas como que essa galera bacana do surfe chegou a você?
Tudo isso foi acontecendo de forma muito natural. Por estar há anos vivendo o esporte, aos poucos essa galera foi aparecendo e aí você faz um trabalho incrível para um, ele traz um amigo, o amigo traz outro amigo e assim a coisa vai rolando. Foi bem natural.
Hoje todos somos amigos e, vira e mexe, encontro meus pacientes no outside. Para mim, isso não tem preço.
Eu vi que você pendurou uma prancha de surfe que a galera assina no meio da sua recepção, de onde veio essa ideia?
Cara, essa é uma história engraçada. Eu estava atendendo a Dominik Pupo e ela que deu a ideia. No começo, achei que era loucura e que minha sócia não iria topar nunca.
Depois de um tempo pensando, eu comecei a gostar da ideia e mandei fazer. Não avisei minha sócia, mas ela acabou gostando (risos). A ideia inicial era que eu deixasse a prancha para o pessoal profissional assinar, mas aí meus amigos começaram a pedir para assinar também e eu tive que deixar, não teve como (risos).
Mas, olha, vou te falar que essa foi uma das melhores ideias que tivemos. Hoje essa prancha tem tanta mensagem positiva e recados escritos com tanto carinho, que a energia dela é surreal. Ela brilha sozinha de tanta energia positiva que tem ali.
Muito legal, Dr. Raphael, e parabéns pelo seu negócio. É incrível ver como nosso esporte vem crescendo e como ele tem um poder tão grande em nossas vidas. Você conseguiu aproveitar tudo isso da melhor maneira possível. Acho que vou marcar uma consulta com você (risos).
Muito obrigado a vocês por se interessarem sobre a minha história e não preciso dizer que todos da Waves serão muito bem-vindos, mas antes vamos ter que fazer uma bela sessão de surfe! Já vou avisando, se me rabear, não vou colocar pomadinha antes da anestesia. Estou brincando, pode ter certeza que não vai faltar muita atenção e carinho durante seu atendimento. Isso é Lei na Oral Cliniche.
Mais uma vez obrigado e boas ondas a todos. Aloha!
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Dr. Raphael e se inspirar em sua história, vale a pena dar aquele confere no Instagram dele. Além de ter altas fotos de surfe, você vai encontrar sorrisos em série.
Instagram: @Dr.Raphaelbraga / @OralCliniche.