Um alerta de tsunami foi emitido para o Havaí após um terremoto de magnitude 8.0 ser registrado na costa da Nova Zelândia, informa o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC na sigla em inglês).
O terremoto ocorreu perto da região das Ilhas Kermadec, nesta quinta-feira (4), por volta das 9:30 horas do Havaí (16:30 no Brasil), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA.
Também foram emitidos alertas para vários territórios do Pacífico como Ilhas Cook, Fiji, Nova Caledônia, Ilhas Salomão, Tonga, Vanuatu, Samoa Americana, dentre outros.
Funcionários do PTWC disseram que o alerta foi acionado devido ao tamanho e proximidade do tremor, mas eles ainda estão investigando o nível de ameaça ao Havaí.
Se o tsunami atingir o arquipélago, a chegada estimada da primeira onda seria por volta das 16:35 do horário local (23:35 no Brasil).
Este é o terceiro terremoto que atinge a região do Pacífico Sul em um período de seis horas. Por volta das 7:40, outro terremoto, de magnitude de 7.4, também foi registrado perto das Ilhas Kermadec.
E um terremoto de magnitude 6.9 atingiu a nordeste de Gisborne, Nova Zelândia, por volta das 3:30, horário do Havaí. As autoridades neozelandesas também pediram que os moradores do nordeste e norte do país procurem por abrigos e abandonem as regiões próximas à costa.
Alerta também para o Chile
O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (SHOA) anunciou “estado de precaução para o litoral chileno” por conta deste terceiro terremoto próximo à Nova Zelândia.
O “estado de precaução” indica a possibilidade de um pequeno tsunami chegue à costa chilena durante a próxima noite e madrugada.
As autoridades pedem que a população do país aguarde por mais informações oficiais antes de buscar abrigo.
Notícia atualizada às 19:27