Algumas das principais praias do Rio Grande do Norte e da Paraíba foram atingidas por toneladas de lixo que estão sendo depositados com a maré alta desde o início da semana passada. Nesta segunda-feira (26), o governo do Rio Grande do Norte recomendou a interdição dos trechos afetados na costa.
Estão sendo realizadas coletas nas praias dos municípios de Conde, João Pessoa e Cabedelo, na Paraíba, e do povoado da Pipa, em Tibau do Sul, e Barra do Cunhaú, em Canguaretama, no Rio Grande do Norte. Dentre o lixo, estão plásticos, garrafas, calçados, pedaços de eletrodomésticos e até seringas.
Equipes da Anamma-PB (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente da Paraíba) estão percorrendo praias dos três municípios para vistoriar desembocadouros de rios para tentar descobrir a origem do lixo.
Ver essa foto no Instagram
“Essa semana estamos enfrentando também uma série de marés altas e correntes marinhas que contribuíram para que os resíduos atingissem a faixa de areia da nossa orla. Esse lixo veio de estados vizinhos”, diz o secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, presidente da Anamma-PB.
O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) recomendou a colocação de bandeiras vermelhas indicando que as praias estão impróprias para o banho.
O governo estadual do Rio Grande do Norte informou que boa parte do material coletado tem inscrições da cidade de Pernambuco. O Idema comunicou que ainda não há informações oficiais sobre o motivo que ocasionou a poluição.
O lixo chegou por meio de correntes marítimas na quarta-feira (21). Uma das áreas mais afetadas foi a Praia de Pipa (RN), muito procurada para o surfe na região. Picos famosos como Baía Formosa e Tabatinga também foram atingidos pelo material.