US Open of Surfing

Lucas é o Brasil nas quartas

US Open of Surfing define os oito melhores da etapa que acontece em Huntington Beach, Califórnia (EUA). Lucas Silveira representa o Brasil na fase.

0
Lucas Silveira está nas quartas de final do US Open of Surfing.

Lucas Silveira é o Brasil nas quartas final do US Open of Surfing. O atleta conquistou a vaga perto do último minuto da bateria, quando assumiu a liderança e o adversário norte-americano, que surfou a onda de trás da série, perdeu por um décimo.

Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos

Neste sábado (25) foram realizadas as quartas de final femininas e as oitavas masculinas em ondas de meio metro com séries maiores no pico de Huntington Beach, Califórnia (EUA). O Brasil começou o dia com dois atletas, mas só um segue vivo na competição.

O duelo de Lucas Silveira foi o penúltimo da fase e começou ruim para o brasileiro. O norte-americano Cole Houshmand iniciou com duas notas na casa dos seis pontos (6.50 e 6.00), enquanto o brasileiro fez duas na casa dos cinco (5.30 e 5.00). Na necessidade de 7.20, o brazuca correu atrás, mas apenas diminuiu a diferença com 6.07.

Lucas ficou precisando de 6.44 pontos no final e perto do fim fez uma batida forte de backside, além de uma junção de front no inside. O adversário ainda pegou a onda de trás e trocou de nota. Lucas fez 7.33 e virou, e Cole fez passou a precisar de 6.91. A nota do norte-americano foi 6.90 e o brazuca partiu para as quartas de final.

“Eu precisava fazer uma manobra grande lá fora, mas tentei manter a calma e sabia que eu tinha que pegar uma onda mais cavada e limpa pra conseguir uma nota mais alta”, disse Lucas Silveira. “O Cole (Houshmand) começou superbem e a turma dele estava dando parabéns a ele e tudo. Mas, essas baterias acirradas são sempre difíceis. Na real, essa foi a primeira bateria que eu ganhei no evento, pois só tava passando no limite, em segundo. Acho que fui um dos últimos a ganhar vaga para o Challenger e já estou nas quartas de final aqui no US Open, então mostra que sou um bom surfista em ondas pequenas também né (risos)”.

Baixa brasileira – O outro brazuca que competiu no dia foi Alex Ribeiro. Ele participou da quarta bateria das oitavas de final e perdeu. A disputa começou com os dois surfistas errando.

Depois Nolan Rapoza pegou uma direita, abriu com uma batida de back e fez um aéreo reverse de front no inside. A nota foi 6.00 pontos. Alex tentou dar o troco nas ondas seguintes, mas errou. Na sequência o brasileiro tentou se impor com uma esquerda, mas errou a segunda manobra no inside e conseguiu 4.17.

Após alguns minutos sem ação, Alex pegou uma esquerda e abriu com um aéreo reverse, depois fez mais algumas curvas até fechar a apresentação com uma batida de backside. A nota 6.17 pontos o colocou em primeiro lugar, mas Nolan deu o troco rapidamente e reassumiu a liderança com 5.53.

Restavam ainda 12 minutos para o fim da bateria, mas as ondas pararam de aparecer em Huntington Beach e Alex não conseguiu os 5.36 pontos que precisava. Ele acabou eliminado do US Open of Surfing.

Nolan Rapoza elimina Alex Ribeiro no caminho para as quartas de final.

Melhores do masculino – Os melhores surfistas masculinos no dia foram o australiano Callum Robson e o norte-americano Griffin Colapinto. Callum fez a maior nota (8.00), enquanto Griffin fez o maior somatório (15.16).

Callum Robson é destaque no sábado.

Feminino – As semifinalistas já estão definidas. A havaiana Gabriela Bryan, autora da maior nota do dia (7.43), enfrenta a havaiana Coco Ho na primeira disputa. Na segunda, a norte-americana Courtney Conlogue, dona do maior somatório do sábado (14.50), encara a conterrânea Caitlin Simmers.

Gabriela Bryan rasga com força e parte para as semifinais.

Próxima chamada – A próxima chamada para o US Open of Surfing acontece neste domingo, às 12h (de Brasília).

Assista às disputas ao vivo aqui no Waves.

US Open of Surfing

Oitavas de final masculinas

1 Jake Marshall (EUA) 11.67 x 10.90 Shun Murakami (JPN)
2 Callum Robson (AUS) 15.00 x 13.73 Mihimana Braye (TAH)
3 Kolohe Andino (EUA) 13.94 x 12.93 Ezekiel Lau (HAV)
4 Nolan Rapoza (EUA) 11.53 x 11.00 Alex Ribeiro (BRA)
5 Liam O’Brien (AUS) 12.17 x 5.10 Alonso Correa (PER)
6 Griffin Colapinto (EUA) 15.16 x 13.20 Cam Richards (EUA)
7 Lucas Silveira (BRA) 13.40 x 13.40 Cole Houshmand (EUA)
8 Kanoa Igarashi (JPN) 13.60 x 12.74 Kade Matson (EUA)

Quartas de final

1 Jake Marshall (EUA) x Callum Robson (AUS)
2 Kolohe Andino (EUA) x Nolan Rapoza (EUA)
3 Liam O’Brien (AUS) x Griffin Colapinto (EUA)
4 Lucas Silveira (BRA) x Kanoa Igarashi (JPN)

Quartas de final Femininas

1 Gabriela Bryan (HAV) 14.26 x 10.93 Caroline Marks (EUA)
2 Coco Ho (HAV) 8.94 x 8.50 Sawer Lindblad (EUA)
3 Caitlin Simmers (EUA) 11.43 x 6.57 Sara Wakita (JPN)
4 Courtney Conlogue (EUA) 14.50 x 12.07 Bettylou Sakura Johnson (HAV)

Semifinais

1 Gabriela Bryan (HAV) x Coco Ho (HAV)
2 Caitlin Simmers (EUA) x Courtney Conlogue (EUA)