O VII Jericoacoara Cultura Longboard Surf Festival aconteceu no último final de semana (11 e 12) em Jericoacoara (CE). O evento é válido pelo Brasileiro de Longboard em associação com o Circuito ALAS/HPFC-Associação Latino Americana de Surf/High Performance Frestyle Championship.
O campeão do ALAS/HPFC foi o surfista local de Jericoacoara Antônio Victor. O atleta mostrou muita sintonia com as ondas em performances arrojadas para vencer uma final praticamente dominada por atletas locais. Vitinho não teve moleza. Tanto os conterrâneos Adrian Pardo e Yam Wisman, quanto o baiano Luan Araújo, lutaram com todas as suas armas pelo título até o último segundo da bateria. Adrian Pardo terminou com um respeitável título de vice-Campeão do Alas, enquanto o jovem Yam Wismar, ficou com a terceira colocação. O baiano Luan Araújo completou o pódio no quarto lugar.
Entre as mulheres a campeã foi a pernambucana Atalanta Batista, que chegou forte em Jeri para levar para casa mais um troféu de campeã para a sua extensa coleção. Na segunda colocação tivemos Marina Carbonel (RN), com Julia Viana (RJ) na terceira colocação e a local de Jeri Esmeralda Garzon, marcando presença no pódio na quarta colocação.
Entre os profissionais os campeões foram os longboarders cariocas Eduardo Bagé e Evelin Neves. Bagé deu um verdadeiro show de performance para conquistar o lugar mais alto do pódio. Esbanjando estilo e experiência Bagé, conseguiu arrancar dos árbitros as maiores notas para finalizar o evento como campeão da Profissional. Em segundo ficou o local de Saquarema Jeferson da Silva, com Alexandre Escobar, do Espírito Santo, em terceiro e o talento local da nova geração do longboard cearense, Yam Wisman, na quarta colocação.
Na Profissional Feminino o destaque ficou por conta da atuação da carioca Evelin Neves, que fez belas apresentações para impressionar os árbitros e receber deles a chancela para ocupar o lugar mais alto do pódio. Na segunda colocação ficou Atalanta Batista, que mesmo tendo cravado um 9,0 na Fase 1 da competição, não conseguiu repetir sua melhor performance na última e mais importante bateria para o Circuito Brasileiro. De qualquer forma a pernambucana comemorou muito o resultado. Na terceira colocação ficou a carioca Jasmim Avelino, com a cearense Esmeralda Garzon fechando o pódio.
Na Junior Masculino o campeão foi o cearense revelação, João Pedro, com o paulista de São Vicente, Theo Cabeleira ficando com a segunda colocação, José Arteiro em terceiro e Miguel Carbonel na quarta colocação. Vale destacar o desempenho durante toda a competição de todos os atletas dessa bateria. Yam e Theo computaram as maiores notas do evento, respectivamente 9,65 e 9,60. E Theo ainda terminou com o maior somatório de toda a competição, 17,27.
Na Júnior Feminino o grande destaque ficou por conta da vitória da local de Jeri Esmeralda Garzon, que aproveitou o profundo conhecimento do pico para superar as adversárias e as difíceis condições do mar. Júlia Viana terminou na segunda colocação, Flora Arruda em terceiro e Katelly Oliveira em quarto.
Entre os iniciantes, destaque para os jovens talentos locais Shachaf Wisman e Ronaldo Unias Filho. Irmão de Yam Wisman, Shachaf mostrou que tem DNA de campeão para faturar o título da categoria Iniciante Masculino. Já Ronaldinho mostrou muita qualidade e técnica nas manobras para terminar como vice-campeão da categoria. Matheus Fontes (RN) ficou em terceiro e Matheus Roger (CE), em quarto.
Entre as mulheres a renovação foi comandada pela surfista de São Paulo Kate Brandi, com Mariana Ferro (CE) na segunda colocação, Patrícia Cláudia, da Polônia, em terceiro lugar e Sol Tostes na quarta colocação.
Na Surf Adaptado Open, destaque para todos os participantes, que foram ovacionados por salvas de palmas durante todas as apresentações. Para essa turma, o pódio é apenas uma formalidade. Em primeiro ficou o cearense Gilmário Guimarães. Em segundo, Francisco Boneco, também do Ceará. Em terceiro, Marçal e em quarto, Tiago Nunes.
Na Surf Adaptado Modalidade Cadeirante destaque para os dois participantes, Cristiano Freitas e Kelvin dos Santos, respectivamente campeão e vice-campeão da categoria.
Resultados
Profissional Masculino
1 Eduardo Bagé (RJ)
2 Jeferson Silva (RJ)
3 Alexandre Escobar (ES)
4 Yam Wisman (CE)
Profissional Feminino
1 Evelin Neves (RJ)
2 Atalanta Batista (PE)
3 Jasmim Avelino (RJ)
4 Esmeralda Garzon (CE)
ALAS Masc
1 Antônio Victor (CE)
2 Adrian Pardo (CE)
3 Yam Wisman (CE)
4 Luan Araújo (BA)
ALAS Fem
1 Atalanta Batista (PE)
2 Marina Carbonel (RN)
3 Julia Viana (RJ)
4 Esmeralda Garzon (CE)
Júnior Masculino
1 João Pedro (CE)
2 Theo Cabeleira (SP)
3 José Arteiro (CE)
4 Miguel Carbonel (RN)
Júnior Feminino
1 Esmeralda Garzon (CE)
2 Júlia Viana (RJ)
3 Flora Arruda (CE)
4 Katelly Oliveira (SP)
35+
1 Eduardo Bagé (RJ)
2 Tássio Rocha (RJ)
3 Robson Fraga (SE)
4 Cristiano Aladim (SP)
50+
1 Chicó Moura (RN)
2 Marcelo Bibita (CE)
3 Adriano Viana (CE)
4 Maurício Raul (RJ)
55+
1 Marcelo Bibita (CE)
2 Paulo Sefiton (SC)
3 Ewandro Balalai (BA)
4 Willian Ferreira (SP)
60+
1 Wilian Ferreira (SP)
2 Chicó Moura (RN)
3 Zezinho Sepetiba (RJ)
4 Ricardo Phebo (PE)
Iniciante Masculino
1 Shachaf Wisman (CE)
2 Ronaldo Filho (CE)
3 Matheus Fontes (RN)
4 Matheus Roger (CE)
Iniciante Feminino
1 Kate Brandi (SP)
2 Mariana Ferro (CE)
3 Patrícia Cláudia (POL)
4 Sol Tostes (CE)
Surf Adaptado Open
1 Gilmário Guimarães (CE)
2 Francisco Boneco (CE)
3 Marçal (SP)
4 Tiago Nunes (RJ)
Surf Adaptado Cadeirante
1 Cristiano Freitas (CE)
2 Kelvin dos Santos (CE)