Com ondas de um metro e tubulares na praia de Carcavelos, em Portugal, foi definido o atleta local que irá disputar as triagens do Capítulo Perfeito 2022 – Powered by Billabong. Pedro Monteiro, mais conhecido por Pecas, venceu a triagem e garantiu uma das 16 vagas da disputa principal.
O surfista de 44 anos de idade e 33 de surfe em Carcavelos usou toda a sua experiência para vencer atletas mais jovens. “Os mais novos estão em melhor forma física e com técnica cada vez mais afiada, mas nos tubos há também o fator sorte. Saber escolher bem as ondas. Estou muito contente pelo resultado e poder participar no Capítulo Perfeito, vou aproveitar o dia e me divertir ao máximo”, disse Pedro depois da final do trials do evento.
Pecas é conhecido por pegar ótimos tubos em Carcavelos. Mesmo o quando o mar sobe, lá está ele colocando para dentro e mostrando para a molecada o caminho. Além de ser inspiração, Pedro hoje é o responsável pela equipe de surfe do clube local Lombos Praia. “Procuro mostrar para essa molecada o caminha correto da vida, uns escolhem seguir, outros não”, diz o técnico, que verá um de seus jovens pupilos, Santiago Graça, competir no evento principal na categoria New Generation.
Esta é a primeira vez em oito edições que a competição realiza uma triagem para definir um surfista local. “Nos anos anteriores, a gente nomeava um surfista local para competir no evento principal. Mas neste ano, achamos que fazer uma competição seria mais justo, já que há de oito a dez surfistas locais com qualidade. Então, assim, o melhor de hoje se classificou”, explica Rui Costa, organizador do campeonato.
Lista de Atletas
Três atletas que tinham sido escolhidos pelo público na votação online, não poderão participar do campeonato por conta de lesões. O português Nic Von Rupp, o brasileiro Adriano de Souza e o australiano Adrian Buchan.
Nicolau, o surfista português mais votado pelo público, será substituído por João Guedes, o sétimo mais votado. Guedes mantem assim sua marca de participar de todas as edições.
Adriano de Souza e Ace Buchan serão substituídos pelo brasileiro Lucas Silveira e o americano Cory Lopez, sétimo e oitavo surfistas internacionais com mais votos. Pedro Monteiro, campeão da triagem, fecha a lista de 16 nomes. São ele, os portugueses: Miguel Blanco, Tiago Pires, Luís Perloiro, Pedro Boonman, João Guedes, João Mendonça e Santiago Graça. E os estrangeiros: Aritz Aramburu, Bruno Santos, Clay Marzo, Russel Bierke, Lucas Silveira, Cory Lopez, Kiron Jabour e Anthony Walsh.
Homenagem a Dapin
Antes de iniciarem as baterias do dia, a organização e atletas prestaram homenagem a João Alexandre “Dapin”, icônico surfista de Carcavelos que faleceu dia 30 de Novembro de 2021, aos 55 anos. Mais do que uma lenda viva da praia de Carcavelos, “Dapin” foi também o primeiro surfista português competitivo de nível internacional. Foi vice-campeão europeu em 1991 e migrou para a Austrália na busca do sonho de fazer carreira profissional no surfe.
“O Dapin foi o primeiro português a sair de Portugal. Muitos brasileiros o conhecem por encontrá-lo na Austrália e por ai. Ele é de Carcavelos e morreu há dois meses. Por isso, fazia todo o sentido homenageá-lo hoje”, conclui Rui Costa.
A chamada para o início do evento neste sábado (19) é às 7h na área de atletas, na Praia de Carcavelos, Cascais.