Há alguns meses recebi um convite do meu ídolo e bicampeão brasileiro de surfe, Jojó de Olivença, para conhecer o Ondas, projeto social destinado a crianças e adolescentes, no Guarujá (SP). Um projeto muito sério, com iniciativa composta por programas integrados que unem o surfe à educação, assistência psicossocial, ecologia, inclusão digital e cidadania. Dessa maneira, o projeto visa promover aprendizado, inspirar sonhos, ampliar visões de mundo e dar instrumentos para que os alunos sejam protagonistas de suas histórias.
Eu já tinha ouvido falar sobre o projeto, mas visitar, conhecer a casa onde o Ondas atende essa molecada faz toda a diferença. O Jojó me recebeu muito bem. Sempre muito educado, com aquele carisma raro. Apresentou a casa, mostrou as instalações, e contou a história do Ondas. Fiquei encantado e afeiçoado.
Voltei pra casa pensando em ideias pra ajudar, participar, contribuir para uma ideia tão bonita. Alguns dias depois comecei a apresentar o projeto para alguns amigos também apaixonados pelo surfe. Contei essa história e comecei a pedir contribuições pra deixar a Páscoa da molecada mais doce. Não importava o valor, cada um contribuiu com o que pode. Em poucos dias recebemos o suficiente.
Na última semana, fui pro Guarujá entregar os presentes de Páscoa que arrecadamos para a criançada. Além de muito chocolate, também rolaram pranchas e roupas.
Um sentimento incrível. Como faz bem fazer o bem! Ver o sorriso no rosto de cada criança recebendo os chocolates, vale muito.
E depois de encher a criançada de chocolate, ainda aproveitei a viagem para fazer uma bateria com o Jojó, ali bem em frente ao Ondas, na praia da Enseada. Claro que ele ganhou, mas o que importa de verdade é que esse ano a Páscoa da criançada do Ondas foi mais doce.
Luiz Fernando Magalhães ou Tuí tem 47 anos, é viciado em viajar para pegar onda e é pai do Luiz Henrique, Mariana e Pedrinho. Sócio da Indotrips, Motorhome California e Octo. Instagram @tuiocto.