O primeiro brasileiro classificado para as quartas de final do Margaret River Pro é Italo Ferreira. Num duelo de surfistas que pisam com o pé direito na frente da prancha, o campeão mundial de 2019 encontrou duas ondas intermediárias que ofereceram paredes em pé e eliminou o conterrâneo Miguel Pupo. Nas quartas a batalha será contra o sul-africano Matthew McGillivray, que eliminou o irmão de Miguel na fase.
A bateria começou parelha, com notas parecidas e ataques verticais de backside. Porém, Italo disparou na frente perto da metade da disputa. Aos 12 minutos ele achou uma onda que não era da série, mas que ficou em pé e ele fez três fortes ataques. A nota foi 7.50 pontos. Quatro minutos depois Miguel, que tinha a prioridade, deixou uma onda passar e Italo aproveitou. O brasileiro novamente executou potentes rasgadas e uma batida na junção para conquistar 8.33 e complicar o caminho do adversário.
Na necessidade de 15.83 pontos, Miguel passou a esperar direitas com potencial para notas no critério excelente, mas acabou só surfando mais uma que não ofereceu oportunidades de grandes movimentos. O placar final foi 15.83 a 8.83.
Margaret River Pro
Oitavas de final
1 John John Florence (HAV) x Kolohe Andino (EUA) W.O. (problemas estomacais)
2 Callum Robson (AUS) 9.87 x 7.57 Griffin Colapinto
3 Matthew McGiliivray (AFR) 14.50 x 10.74 Samuel Pupo (BRA)
4 Italo Ferreira (BRA) 15.83 x 8.83 Miguel Pupo (BRA)
5 Filipe Toledo (BRA) x Nat Young (EUA)
6 Caio Ibelli (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
7 Jadson André (BRA) x Jordy Smith (AFR)
8 Jack Robinson (AUS) x Barron Mamiya (HAV)
Quartas de final
Baterias já formadas
1 John John Florence (HAV) x Griffin Colapinto
2 Matthew McGiliivray (AFR) x Italo Ferreira (BRA)
Semifinais femininas
1 Gabriela Bryan (HAV) x Courtney Conlogue (EUA)
2 Bronte Macaulay (AUS) x Isabella Nichols (AUS)