O Dia Mundial dos Oceanos, celebrado nesta quarta-feira (8), foi marcado por uma ação ambiental que foi realizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. O evento contou com roda de conversa, palestras e foi encerrado com uma Marcha pelos Oceanos.
De acordo com o Projeto Mar Sem Lixo, Ong organizadora da ação, a marcha reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas o surfista profissional cabo-friense Victor Ribas. O surfista carregava um cartaz com a frase “Surfar é bom, mas preservar é melhor ainda!”.
Antes dos participantes saírem em caminhada pelas ruas que margeiam a Praia do Forte, foram realizadas mini palestras e uma roda de conversa sobre o impacto do lixo marinho para os animais e para os seres humanos. Alunos do ensino médio do Colégio Miguel Couto estavam entre os que assistiram as palestras.
Entre os palestrantes estavam os biólogos da Ong Mar Sem Lixo Felipe Novaes, Jessica Nigro e o Dr. Professor Eduardo Malavasi. O CTA Serviços em Meio Ambiente também participou do evento e levou carcaças de tartarugas, pinguins entre outros animais marinhos para que os alunos pudessem ver de perto e sentirem as consequências do impacto do lixo no nosso ecossistema.
Depois das palestras, os alunos tiveram um momento de reflexão e de interação através da confecção de cartazes feitos por eles com frases sobre os oceanos.
Em seguida, partiram para a marcha na Praia do Forte a partir da Praça das Águas em direção ao Malibu pela pista que estava fechada para o evento, com faixas, cartazes e apitos e com um carro de som com uma mensagem sobre a Década dos oceanos e sobre a importância dos cuidados com o mar.
De acordo com a vice-presidente do Projeto Mar Sem Lixo, Gisele Letieri, a marcha atingiu o seu objetivo.
“Esta marcha tem como objetivo principal sensibilizar a população da cidade de Cabo Frio de que os Oceanos são grandes mantenedores da vida na Terra. E hoje, mais importante do que nunca, é necessário parar e refletir sobre a importância desse grande azul para a vida de todos os seres humanos, bem como a fauna e a flora. A humanidade não vem facilitando para os oceanos, são despejadas grandes quantidades de lixo, afetando a vida de diversos animais, os processos de regulação climática estão sendo todos modificados e os estoques pesqueiros estão cada vez mais reduzidos”, disse Gisele.
Gisele concluiu dizendo que é necessário que a humanidade reveja as ações e busque salvar os oceanos.
“Estamos alertando e trazendo à reflexão os estudantes, pois essa geração tem a missão de mudar este cenário, por isso, lutamos incansavelmente. Agradecemos à todos os envolvidos”.
O evento teve apoio da Prefeitura por meio da Guarda Municipal e secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Fonte G1