A cidade de Santos (SP) sedia entre os dias 18 e 22 de julho a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, um hub global para troca de experiências e informações sobre a cultura, a criatividade e a economia criativa no contexto urbano.
Paralela ao evento haverá ainda uma Expo Brazilian Creative Cities e atividades culturais paralelas no centro da cidade.
O município é o primeiro da América Latina a sediar o evento, que reunirá representantes de cidades de todo o mundo para compartilhar políticas bem-sucedidas, boas práticas e reflexões sobre o futuro. Entre as cidades participantes estão Quebec, Istambul, Jacarta, Dacar, Seul, Milão, Bristol e Guadalajara, entre outras.
Já o grupo de conferencistas contempla representantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), das cidades-membro da Rede de Cidades Criativas e a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério de Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, entre outros.
A partir de uma extensa programação, a XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO vai destacar o papel da cultura e da criatividade como força motriz para a construção de comunidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas com as premissas globais estabelecidas pela UNESCO.
“Esta única e dinâmica rede de cidades é uma plataforma potente para o compartilhamento de iniciativas inovadoras. Em um mundo cada vez mais urbanizado, as cidades-membro têm utilizado a cultura e a criatividade de forma bem-sucedida para melhorar o dia-a-dia de seus cidadãos”, comenta Ernestto Ottone R., diretor-geral Assistente de Cultura da UNESCO.
O tema do evento, Criatividade, Caminho para a Igualdade, servirá de fio condutor para a Conferência. A partir dele, as cidades-membro refletirão coletivamente sobre oportunidades compartilhadas para implementar estratégias e iniciativas de desenvolvimento sustentável em convergência com as áreas prioritárias da UNESCO.
Uma publicação inédita, intitulada “Resposta das Cidades Criativos da UNESCO à COVID-19: da ação imediata à recuperação a longo prazo”, que reúne soluções urbanas práticas de cerca de 90 cidades-membro em mais de 40 países, também será lançada durante a Conferência.
”A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.
Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro
Santos passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2015 e, agora, torna-se a primeira cidade da América Latina – e a primeira entre as cidades-membro do segmento audiovisual – escolhida para sediar a Conferência Anual.
Durante o evento, os participantes poderão conhecer resultados proporcionados pela economia criativa no município do litoral paulista, cenário de inúmeras produções audiovisuais e um dos expoentes nacionais da indústria cinematográfica.
“A Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco é uma grande oportunidade de compartilhar experiências. Podemos mostrar ao mundo o que temos desenvolvido em Santos e aprender com as iniciativas criativas colocadas em prática em todo o planeta. Essa troca cultural é fundamental para conseguirmos a sustentabilidade e o desenvolvimento social e humano”, destaca o prefeito Rogério Santos.
Ao considerar a experiência bem-sucedida do projeto Vilas Criativas em Santos, a Conferência também vai debater a desigualdade social. Prefeitos participantes vão dividir suas experiências e boas práticas sobre como as indústrias culturais criativas têm sido alavancadas nos municípios. A promoção da revitalização de áreas urbanas é outro tema previsto durante o encontro.
Além da Conferência, reservada para autoridades e participantes previamente inscritos, entre os dias 18 e 22 de julho (segunda a sexta-feira) acontece também a Expo Brazilian Creative Cities, aberta ao público em geral. A proposta é acolher cidades e pessoas interessadas em conhecer a Rede de Cidades Criativas da UNESCO; e promover a troca de experiências e aprendizados no segmento da Economia Criativa.
A EXPO Brazilian Creative Cities reunirá profissionais e instituições de diferentes públicos de interesse, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a USP (Universidade de São Paulo), entre outros.
Entre os assuntos a serem abordados pela EXPO estão os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, a importância da governança ambiental, social e corporativa, temas englobados na sigla ESG (Environmental, Social and Governance) e startups de destaque no mercado da produção cinematográfica.
Já entre os dias 21 e 24 de julho (quinta-feira a domingo), no Centro da cidade, a Prefeitura de Santos realiza uma extensa programação artístico-cultural, gratuita e aberta ao público, voltada para os sete segmentos criativos da Rede: audiovisual, música, artes midiáticas, literatura, artesanato, design e gastronomia.
Fonte Diário do Turismo