Lesionado no joelho

Lucas Silveira quase 100%

"Deu para ver que o joelho está ficando sólido de novo", diz Lucas Silveira após vencer a segunda etapa do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2022 na Praia da Joaquina (SC).

0

Mesmo recém lesionado, Lucas Silveira venceu a segunda etapa do Circuito Fico Kids and Kings Challenge ASJ 2022 na Praia da Joaquina (SC). Após a bateria final, ele falou sobre como foi o processo de recuperação do seu joelho. “Deu para ver que o joelho está ficando sólido de novo”, disse.

Com cerca de 140 atletas inscritos nas 12 categorias em disputa, a competição foi um sucesso. Novamente as condições do mar foram o destaque. Ondas com excelente formação quebraram com 1,5 metro nas séries durante o último sábado (16) e premiaram os atletas.

A entrada de um forte vento Sul no domingo prejudicou a formação das ondas, que mantiveram o tamanho e a força do dia anterior. Mesmo assim as condições proporcionaram excelentes momentos para os atletas durante todo o dia de disputa.

Homenagens e atrações

A organização elaborou diversas atrações que não se restringem apenas as disputas dentro da água. A garotada se divertiu com atividades lúdicas realizadas pela estrutura da competição, com brincadeiras supervisionadas por recreadoras infantis profissionais.

Aproveitando o período das festas juninas e julinas realizadas nesse período do ano, a ASJ disponibilizou uma mesa recheada de quitutes para todos os atletas e o público presente no evento, um oferecimento do Mercado e Panificadora Correia.

Mateus Herdy foi um dos destaques.

Na tradicional disputa do Jeca Session ASJ (uma bateria onde o surfista que executar a manobra mais radical sem deixar o chapéu de palha cair da cabeça vence), o atleta da praia do Santinho Leonardo Bruno ganhou e levou pra casa uma mochila recheada de produtos e acessórios oferecida pelos patrocinadores da etapa.

O troféu de melhor performance do evento foi para o surfista de Ubatuba (SP) Nicolas Oliveira (categoria Sub 14), que arrancou uma nota 10 unânime dos juízes durante a disputa.

No domingo os surfistas da Joaquina prestaram uma homenagem ao local Marcelo Tonon, o popular “Buji”, que faleceu em 2021(há exatamente 1 ano) após passar mal depois de uma sessão de surfe na praia que frequentava diariamente. Tonon costumava participar das competições realizadas pela ASJ, e era uma pessoa bastante querida por todos da Joaquina.

Campeões definidos

A corrida para ficar entre os quatro melhores ranqueados de cada categoria (exceto a Sub 08) e se classificarem para o Challenge ASJ (evento especial que definirá os campeões ASJ de 2022 no final do circuito) seguiu nessa segunda etapa.

As categorias de base e o Surf Adaptado foram definidas no sábado, com os títulos de Guilherme Goulart (Sub 10 Mista), Luciano Nem (Surf Adaptado Performance), Adriano (Deficientes Visuais) e Tiago Albino (Adaptados Intelectuais). Na Sub 08 Mista todos os participantes entraram numa bateria de apresentação e foram premiados com medalhas e camisas do evento.

Caetano Vargas ficou em quarto.

No domingo a primeira categoria a ser definida foi a Feminino Infantil, com a vitória da surfista de Itajaí (SC) Valentina Zanoni, numa final disputada por cinco atletas.

Recém chegado do México, Yuri Gabryel venceu a Sub 14 Masculino com belas apresentações, assim como Kauã Campos, que conquistou o título da Sub 16 Masculino. Na Master foi a vez do surfista da praia do Campeche Ramiro Rubim vencer a etapa e embolar o ranking da categoria.

A argentina Coco Cianciarulo enfrentou três brasileiras na grande final da categoria Feminino Open, e venceu, levando troféu, kit de premiação e um bloco de prancha oferecida pela Fiberglass.

Na Local, Caetano Silveira dominou as ações durante os 15 minutos e venceu a categoria, repetindo o resultado da primeira etapa e disparando no ranking. Ele levou pra casa o Troféu Marcelo Tonon, homenageado na prova.
Categoria Pro/Am

A grande atração desta segunda etapa foi a categoria Pro/Am, que contou com nomes de peso do circuito mundial de surf profissional da WSL.

Mateus Herdy, campeão mundial Pro Junior 2019, atual Top 10 do Challenge Series da WSL e formado nas categorias de base da Associação de Surf da Joaquina foi um dos destaques da prova.

Mateus foi eliminado na semifinal por Lucas Silveira e Caetano Vargas numa bateria disputada até o último segundo, mas fez a festa dos fãs que foram a Joaca ver as perfomances do jovem talento brasileiro.

Pódio da categoria principal.

A final da categoria Pro/Am foi uma bateria de campeões. A disputa reuniu Lucas Silveira (Campeão Mundial Pro/Junior WSL 2016 e atleta da divisão de acesso à elite do surfe mundial), os argentinos Leandro Usuna (campeão Mundial Open do ISA Games 2014/16, campeão Sul Americano da WSL 2016 e tetracampeão argentino), José Ignácio Gundensen (Campeão Mundial Open ISA Games 2017) e o bicampeão catarinense de surfe profissional 2017/18 Caetano Vargas.

A disputa foi eletrizante nos 20 minutos de bateria, e com manobras fortes nas ondas pesadas da Joaca, Lucas Silveira levou a melhor e venceu a etapa. “Foi um treino de luxo aqui na Joaquina, competindo com grandes surfistas de nível internacional. Estou me recuperando de uma lesão no joelho, e esse resultado me dá mais confiança. Já estou quase 100% recuperado” declarou o campeão.

Leandro Usuna(ARG) terminou em segundo lugar. Completando a lista em terceiro ficou vencedor da primeira etapa “Nacho” Gundensen, que lidera o ranking Pro/Am ASJ 2022 com mais essa final e em quarto Caetano Vargas.

O campeão Pro/Am do Circuito ASJ 2022 ganhará uma passagem para o Peru no final do ranking, enquanto que o campeão da categoria Local levará uma passagem aérea nacional pelo título.

A próxima etapa do Hawaii e MB Boardshop apresentam Circuito Fico Kids and Kings Challenge 2022 está programada para os dias 24 e 25 de setembro na Praia da Joaquina.

A disputa definirá os quatro melhores surfistas ranqueados de todas as categorias (exceto a Sub 08) que se classificarão para o Challenge ASJ 2022 – etapa única coroará os campeões do Circuito ASJ 2022.

Apresentação: Hawaii Floripa e MB Boardshop

Patrocínio: Fico Surfwear, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Barbearia Vip Coqueiros,Cabrera Náutica, Surfland Brasil, Fiberglass, Suntech, Graja Surfboards, Dream Surf, Neokai Wetsuits e Banana Wax.

Apoio: Joaquina Surfshop, Mercado e Panificadora Correia, Reefifi Surfshop, Tikehau Surfshop, Cris Hotel, Restaurante Pedra Careca, Atôa na Jôa Restaurante e Prime.Press07 Assessoria & Comunicação.

Resultados

Pro/Am
1 Lucas Silveira
2 Leandro Usuna(ARG)
3 Nacho Gundensen(ARG)
4 Caetano Vargas

Sub 16
1 Kauã Campos
2 Gabriel Ogasahara
3 Yuri Campos
4 Yuri Gabryel

Sub 14
1 Yuri Gabryel
2 Henrique Venceslau
3 Kaue Carmona
4 João Rafael

Sub 12
1 Michel Demétrio
2 Nicolas Oliveira(SP)
3 Phellipe Silva(CE)
4 Lucas Miguel

Sub 10
1 Guilherme Goulart
2 Noah Teixeira
3 Lorenzo Souza(RS)
4 Keone Truz

Master
1 Ramiro Rubim
2 Adriano Lemos
3 Diego Rosa
4 Márcio Farney

Local
1 Caetano Silveira
2 João Lucas
3 André Costa
4 Bruno Cardoso

Feminino Open
1 Coco Cianciarulo (ARG)
2 Valentina Zanoni
3 Carol Fortes
4 Nalu Demski

Feminino Sub 12
1 Valentina Zanoni
2 Nalu Demski
3 Joana Martins
4 Kauany de Souza
5 Maya Reis Bianchini

Adaptado Masculino
1 Luciano Nem
2 Rafael
3 Fidel Teixeira
4 Jonas Floriano

Adaptado Intelectual
1 Tiago Albino
2 Vini
3 Rafael

Deficientes Visuais
1 Adriano
2 Samuel