Líderes da Associação Internacional de Surf (ISA) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 fizeram uma visita ao Taiti para vistoriar a sede do surfe nas próximas Olimpíadas na Polinésia Francesa.
A equipe de liderança do Paris 2024 incluiu o Presidente Tony Estanguet, o Diretor de Esportes Jean-Philippe Gatien, a Gerente Sênior de Eventos de Surf Barbara Martins-Nio e o Gerente de Esportes de Surf Pascal Luciani.
A visita foi a primeira ao Taiti para Estanguet e Gatien. Martins-Nio e Luciani estão baseados em tempo integral no Taiti como parte de suas funções. Três vezes medalhista de ouro em canoagem slalom, Estanguet também mostrou suas habilidades de surfe em uma sessão em um local perto de Teahupoo.
A delegação da ISA incluiu o Diretor Executivo Robert Fasulo, o Diretor Técnico da ISA e Delegado Técnico de Surf Olímpico Erik Krammer e a Diretora de Esporte e Relações com Atletas Megan Burns. Eles foram apoiados em reuniões importantes por Justine Dupont, presidente da Comissão de Atletas da ISA.
As equipes da ISA e de Paris realizaram discussões produtivas sobre os principais elementos da competição de surfe no Taiti e visitaram os principais elementos do local planejado para o surfe olímpico. A agenda dos encontros abordou temas importantes como formato do evento em 2024, calendário de competições, infraestrutura, sustentabilidade, acomodação de atletas e serviços de transmissão.
A delegação testemunhou em primeira mão a onda de renome mundial em Teahupoo, onde os surfistas olímpicos testarão sua habilidade, agilidade e força em 2024. Teahupoo é reconhecida por suas ondas poderosas e de classe mundial e garante tanto aos espectadores quanto aos atletas uma experiência espetacular.
A visita coincidiu com a Tahiti Pro da World Surf League (WSL), que começou no dia 11 de agosto. Como uma parada importante no circuito de surf profissional, a equipe de liderança do Paris 2024 pôde observar os principais elementos operacionais do evento de classe mundial, bem como alguns dos melhores surfistas do mundo em ação.
Estanguet e Gatien também aproveitaram a oportunidade para se encontrar com vários surfistas olímpicos, incluindo o primeiro medalhista de ouro olímpico masculino, Italo Ferreira (BRA), o medalhista de bronze Owen Wright (AUS), além de Stephanie Gilmore (AUS) e Johanne Defay (FRA).