O Brasil não chegou nas finais do ISA World Surfing Games 2022. Os irmãos Samuel e Miguel Pupo eram as últimas esperanças do nosso país, porém eles caíram na repescagem masculina de número 10. A competição que dará duas vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 para as nações dos surfistas campeões termina neste sábado (24) na Califórnia (EUA).
Clique aqui para ver as chaves de bateria e os resultados completos
As condições para o surfe ficaram muito ruins nesta sexta-feira (23) em Huntington Beach. Miguel e Samuel venceram suas baterias na repescagem 9, porém ficaram em terceiro lugar na fase seguinte e se despediram do evento. Jadson André, Yanca Costa, Mariana Areno e Karol Ribeiro já estavam fora das disputas.
Miguel foi eliminado pelo australiano Jackson Baker, que marcou a maior nota (9.57) e o maior somatório (16.40) do dia nos primeiros quatro minutos da bateria. O indonésio Rio Waida avançou em segundo lugar com uma virada nos últimos segundos pra cima do brasileiro. Ele marcou 14.70 pontos de média, contra 14.27 do brazuca.
Samuel caiu na bateria seguinte. O norte-americano Kolohe Andino venceu com 8.40 pontos. O indonésio I Ketut Agus passou de fase ao ficar na segunda colocação. Ele marcou 7.80 de média. Samuel, que surfou apenas uma onda, que valeu 2.50, terminou em terceiro e se despediu da prova.
Restam agora apenas oitos surfistas em cada categoria. No masculino, além de Kolohe e Jackson, os outros surfistas da elite mundial que seguem na briga pelo título são o norte-americano Nat Young e o japonês Kanoa Iragashi. Entre as mulheres, das oito finalistas, apenas a australiana Sally Fitzgibbons faz parte do circuito CT da WSL.
Aloha Cup – Na sexta-feira também foram realizadas disputas por equipes, o Aloha Cup. A nação campeã foi a França, sede das Olimpíadas de 2024.
Mais do que qualquer outro elemento do World Surfing Games, o Aloha Cup traz à tona o espírito da ISA. O evento de revezamento por equipes apresenta dois homens e duas mulheres das oito melhores equipes da edição anterior dos ISA World Surfing Games, pegando três ondas cada ao longo de uma bateria de 45 minutos. O Brasil não participou.
A disputa maior ficou entre a França e os Estados Unidos, e no final o país europeu levou a melhor (34.16 a 31.43). A Argentina ficou em terceiro lugar (21.90) e Portugal em quarto (17.52).
Kalani David – Logo após as disputas do Aloha Cup aconteceu uma remada em homenagem ao havaiano Kalani David, campeão do ISA World Junior Champion 2012 que faleceu este mês durante uma sessão de surfe na Costa Rica. Ele sofreu uma convulsão enquanto surfava.
Próxima chamada – A próxima chamada para o WSG 2022, apresentado pelo Visit Huntington Beach, acontece neste sábado (24), às 11h (de Brasília). Confira a transmissão ao vivo no Waves.
Confira mais fotos no Instagram.
Os ISA World Surfing Games 2022 dará uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2024 para cada gênero ao fim da competição.
Baterias dos brasileiros
Masculino Repescagem 9
1 Miguel Pupo (BRA) 8.67, I Ketut Agus (IDN) 6.33, Shun Murakami (JAP) 3.83
2 Samuel Pupo (BRA) 13.70, Rio Waida (IDN) 12.87, Joshua Burke (BAR) 12.67
Repescagem 10
1 Jackson Baker (AUS) 16.40, Rio Waida (IDN) 14.70, Miguel Pupo (BRA) 14.27
2 Kolohe Andino (EUA) 8.40, I Ketut Agus (IDN) 7.80, Samuel Pupo (BRA) 2.50
Próximas baterias do ISA World Surfing Games
Masculino Round 7 (Chave principal)
Kanoa Igarashi (JAP), Lucca Mesinas (PER), Guilherme Fonseca (POR), Nat Young (EUA)
Repescagem 11
Jackson Baker (AUS), I Ketut Agus (IDN), Kolohe Andino (EUA), Rio Waida (IDN)
Feminino Round 6
Teresa Bonvalot (POR), Kirra Pinkerton (EUA), Pauline Ado (FRA), Daniella Rosas (PER)
Repescagem 9
Sally Fitzgibbons (AUS), Sophie McCulloch (AUS), Yolanda Hopkins (POR), Rachel Presti (ALE)
Leia mais
Estrelas brilham em Huntington
Desfile de nações na Califórnia