ISA World Surfing Games

Kanoa e Kirra levam a melhor

Japonês Kanoa Igarashi e norte-americana Kirra Pinkerton vencem o ISA World Surfing Games 2022 na Califórnia (EUA).

0

Deu Japão e Estados Unidos no ISA World Surfing Games 2022. O japonês Kanoa Igarashi e a norte-americana Kirra Pinkerton venceram o evento neste domingo (24), em ondas pequenas no pico de Huntington Beach, Califórnia (EUA). Com as vitórias, os dois surfistas conquistaram uma vaga cada, para suas nações, nas Olimpíadas de Paris 2024. A equipe dos Estados Unidos foi a melhor do evento, e a do Brasil terminou em oitavo lugar.

Clique aqui para ver as chaves de bateria e os resultados completos

Kanoa venceu a última bateria da chave principal com direito a nota no critério excelente (8.60). O português Guilherme Fonseca ficou em segundo lugar e também garantiu vaga na final. O norte-americano Nat Young (3º) e o peruano Lucca Mesinas (4º) caíram para a última repescagem.

Kanoa Igarashi vence evento e garante uma vaga para o Japão nas Olimpíadas de Parias 2024.

Nat e Lucca não se deram bem na bateria e foram eliminados. O indonésio Rio Waida (1º) e o australiano Jackson Baker (2º) avançaram e se juntaram a Kanoa e Guilherme na finalíssima.

Na bateria masculina mais importante do evento, Kanoa voltou a marcar uma nota acima dos oito pontos (8.13) e venceu a competição. Rio foi o vice-campeão, Jackson ficou em terceiro lugar e Guilherme em quarto.

“Isso definitivamente foi muito especial”, comentou Kanoa. “Obviamente, uma vitória individual é ótima, mas saber que garanti uma vaga para o Japão nas Olimpíadas, uau, é um sentimento muito especial. Se eu for ou se um dos meus companheiros de equipe for, só de saber que haverá alguém lá representando, isso significa muito”.

Kanoa Igarashi comemora a vitória.

Feminino – Assim como Kanoa, Kirra Pinkerton chegou na final após vencer a última bateria da chave principal feminina. A peruana Daniella Rosas ficou em segundo lugar na disputa e também avançou.

A francesa Pauline Ado, que ficou em terceiro lugar, caiu para a repescagem, porém conseguiu a segunda posição na bateria seguinte e foi pra final. A australiana Sally Fitzgibbons venceu o duelo da repescagem e também partiu para o duelo que definiria a campeã.

Kirra marcou a maior nota da final (7.33) e foi a campeã, seguida de Pauline (2ª), Sally (3ª) e Daniella (4).

“Estou incrivelmente feliz. Eu nem sei o que dizer, essa semana inteira foi muito legal”, disse Kirra. “Todas as baterias foram muito difíceis e no final deu tudo certo. Estou completamente maravilhada agora”.

Kirra Pinkerton vence o ISA World Surfing Games cd Huntington Beach.

Final masculina

Ouro Kanoa Igarashi (JAP) 15.96

Prata Rio Waida (IDN) 14.04

Bronze Jackson Baker (AUS) 11.67

Cobre Guilherme Fonseca (POR) 9.36

Final feminina

Ouro Kirra Pinkerton (EUA) 13.63

Prata Pauline Ado (FRA) 13.00

Bronze Sally Fitzgibbons (AUS) 11.60

Cobre Daniella Rosas (PER) 9.20

Nações

1 Estados Unidos 4.130 pontos

2 Austrália 4.040

3 Portugal 3.980

4 França 3.128

5 Japão 2.855

6 Peru 2.745

7 Alemanha 2.585

8 Brasil 2.330

Leia mais

Brasil fora das finais

Família Pupo no jogo

Griffin ganha fôlego

Time brazuca segue completo

Brasileiras na repescagem

Griffin acelera na Califórnia

Estrelas brilham em Huntington

Desfile de nações na Califórnia

Italo Ferreira desfalca o Brasil

Time da China treina em Huntington