Capítulo Perfeito

ESPN transmite evento

Competição em Portugal terá premiação recorde e participação de dois brasileiros em Carcavelos, Cascais.

0
Competição rola nos tubos de Carcavelos, Portugal.

Nesta segunda-feira (9) será iniciado o Capítulo Perfeito Powered by Billabong 2023, um dos mais emblemáticos eventos do surfe mundial que reúne os melhores tube riders do planeta. A competição, que terá um período de espera até 9 de março, contará com transmissão exclusiva para o Brasil pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming Star+.

O Capítulo Perfeito é um evento especial porque os dias de competição são selecionados pelos jurados ao longo dos três meses de evento. São escolhidos os momentos com as melhores condições de ondulação e vento para que os surfistas tenham o cenário ideal para praticar o esporte.

A competição é realizada em Cascais, em Portugal. Disputarão o evento 16 atletas. São oito surfistas internacionais convidados, cinco portugueses escolhidos pelo público e três que terão “wildcard” para a disputa. Entre os nomes internacionais estão dois brasileiros: Adriano de Souza e Bruno Santos.

Adriano de Souza, por sinal, é uma das grandes atrações da competição, ao lado do americano Balaram Stack. O Mineirinho foi o segundo brasileiro campeão do mundo da WSL, em 2015, e surge como um dos grandes nomes do surfe mundial presentes na disputa em Portugal.

Neste ano, uma das atrações aos atletas será a premiação ainda mais recheada. Serão 35 mil euros, cerca de R$ 200 mil, distribuídos entre os mais bem colocados e os vencedores de premiações extras de performance. O valor é 10 mil euros mais alto do que o distribuído na edição do último ano.

Os brasileiros

Adriano de Souza: Campeão mundial de 2015, Mineirinho é um dos principais nomes do esporte brasileiro. O atleta se aposentou do circuito do WSL em 2022 em busca de novos desafios e projetos pessoais. Atualmente, o surfista também acumula a função de técnico da Seleção Italiana de Surfe.

Bruno Santos: O brasileiro é um dos maiores expoentes do freesurf da atualidade. Especializado em grandes tubos, tem como um dos títulos na carreira justamente o Capítulo Perfeito, com a primeira colocação alcançada em 2017. Em 2008, quebrou o jejum brasileiro de seis anos sem vitórias no circuito mundial de surfe, mesmo entrando como convidado no Billabong Pro Teahupoo.