Quilha de longboard

Surfista sofre grave acidente na Aus

Surfista é atingido por quilha de longboard e precisa ser socorrido em Byron Bay, Austrália.

0
Mathew Cassidy precisou de torniquete.

O surfista australiano Mathew Cassidy (49) foi gravemente ferido no braço ao ser atingido por pela quilha de uma prancha longboard em Wategos Beach, Byron Bay, Austrália.

Cassidy, que é ex surfista profissional voltava remando para o outside quando um longboard desgovernado o atingiu em cheio: “A quilha da prancha bateu com força no meu braço e rasgou todas as veias e artérias, pude ver metade do meu bíceps saindo“, disse o surfista gravemente ferido no braço.

Felizmente, alguns surfistas que estavam próximos, percebendo a gravidade da situação agiram rápido e fizeram um torniquete com um leash para estancar o sangramento: “Isso absolutamente salvou minha vida“, contou o surfista à reportagem do ABC News Australia.

“Eu teria morrido em cinco minutos se não fosse algumas pessoas que me ajudaram naquele momento. Havia muito sangue”, revelou.

Ironicamente, foi a ausência do mesmo equipamento que salvou a vida de Mathew Cassidy a causa de seu grave acidente.

Segundo apurado pela reportagem, o dono da prancha de longboard que atingiu Cassidy não usava leash. Versão confirmada por diversas pessoas que acompanharam o ocorrido.

“Uma prancha de surfe como essa pode definitivamente ser mortal”, disse Josh Wheatley, que surfava com Cassidy no dia e ajudou no resgate. Para Wheatley ficou claro que o incidente mostrou como uma prancha solta pode ser perigosa em um dia com muitas pessoas na água.

Ian Cohen, político da região e que também é surfista, declarou: “Acidentes podem acontecer, mas quando você tem uma situação em que pode usar um leash para reduzir os riscos, você deve usar o leash, pois muitos desses acidentes podem ser evitados“, disse o político, que emendou: “Alguns surfistas se sentem bons o suficiente para não usar um leash, mas qualquer um pode perder a prancha a qualquer momento, até mesmo os surfistas profissionais”.

Cohen acredita que o crescente aumento do número de pessoas na água está levando a muitos acidentes, principalmente pela falta de conscientização das pessoas: “Vemos às vezes três ou mais pessoas tentando surfar a mesma onda, em um dia com muitas gente na água, e isso definitivamente é algo perigoso”, aponta.

Wategos Beach, por ser uma onda mais “amigável” que as vizinhas Wategos e The Pass, acaba atraindo uma quantidade maior pessoas, e o acidente dessa semana mostrou que medidas urgentes precisam ser tomadas antes de que algo mais grave aconteça.

Por conta disso, a surfista local Alison Drover propôs a criação de uma campanha comunitária para aumentar a conscientização sobre a etiqueta no surf.

“Devemos envolver a comunidade para se concentrar em proteger não apenas as pessoas na água, mas também o ambiente em que estamos“, disse Drover à reportagem do ABC. “Byron Bay tem a oportunidade de liderar esse caminho“.

Fonte ABC News Australia