ISA World Longboard

Trio brazuca avança em El Salvador

Chloé Calmon, Carlos Bahia e Rodrigo Sphaier chegam à quarta fase do ISA World Longboard Championship em El Salvador.

0

El Sunzal acordou com grandes ondulações, de 6 a 8 pés, para o quarto dia de competição no ISA World Longboard Championship 2023. O round 3 foi concluído nas categorias masculina e feminina, juntamente com a fase 3 da repescagem feminina e as rodadas 2 e 3 da repescagem masculina.

No final do dia, cinco equipes permanecem com todos os integrantes intactos: Brasil, França, Peru e Estados Unidos ocupam o primeiro lugar na classificação por equipes, junto com a estreante seleção das Filipinas.

Chloé Calmon segue entre as pontuações mais altas do evento.

As primeiras pontuações altas da chave principal, saíram com a carioca Chloé Calmon e a peruana Ana Camila Kaspar. Em seguida, Maria Fernanda Reyes (PER) e Alice Le Moigne (FRA) se destacarem na 3ª bateria, marcando notas 8,0. Mas foi a francesa Zoe Grospiron quem aproveitou as condições para mostrar o que há de melhor no surfe feminino da atualidade.

Combinando as manobras, Grospiron conseguiu manter sua equipe no topo pelo segundo dia consecutivo. A mais nova integrante da França encerrou sua bateria com 8,83, a maior pontuação individual do evento na divisão feminina.

“É a minha primeira vez em um evento da ISA, então estou aproveitando ao máximo”, diz Grospiron. “Ver meus companheiros com as melhores pontuações do dia e ondas lindas me deram mais confiança e quero fazer parte disso.”

A fase 3 principal do masculino foi repleta de baterias, mas foi a de número 2, com Julian Schweizer (URU), Cole Robbins (EUA), Antoine Delpero (FRA) e Sam Christianson (RSA) foi a mais competitiva. Um mar calmo deixou a disputa nos primeiros 10 minutos sem onda, mas a ação tomou conta nos 15 minutos finais. Quando a bateria acabou, cada surfista esperava uma pontuação e com apenas dois pontos separando os quatro competidores, Delpero e Christianson avançaram.

Na bateria seguinte, Edouard Delpero (FRA) abriu com uma onda de 9 pontos pelo segundo dia consecutivo, antes de fazer 8,17 para um total de bateria de 17,17, levando mais uma vez o maior total do dia.

Carlos Bahia segue firme na disputa.ISA / Pablo G
Carlos Bahia segue firme na disputa.

Uma das surpresas deste ano é a força da equipe filipina, que tem uma longa e rica história no longboard e uma profunda cultura de grandes surfistas, principalmente em La Union, casa de três dos quatro atletas da equipe.

Rogelio Esquievel Jr. lidera o time, que continua sua corrida no round principal masculino, junto com Aping Agudo no feminino, enquanto os companheiros Jomarie Ebueza e Daisy Valdez seguem na repescagem.

“Estamos muito entusiasmados por vir aqui e representar nosso país”, diz Esquievel. “Temos sonhado com isso e felizes agora que estamos aqui. Isso realmente impulsiona o surfe nas Filipinas, principalmente para nós que estamos competindo aqui contra os grandes nomes.”

Além de competir no ISA World Longboard Championship pela primeira vez, eles esperam se classificar para o próximo ANOC World Beach Games Bali 2023. “Seria ótimo representar as Filipinas em Bali”, continua Esquievel. “Será uma grande conquista para nós, ainda mais por ser a primeira vez. Ficaríamos muito felizes se conseguíssemos nos classificar”.

Rodrigo Sphaier avança mais uma em El Salvador.ISA / Jersson Barboza
Rodrigo Sphaier avança mais uma em El Salvador.

Uma interferência inesperada levou Liv Stokes para as rodadas de repescagem. A canadense porém, ficou feliz em manter vivas suas esperanças de medalha, após entrar no evento como uma das quatro mulheres qualificadas previamente para os Jogos Pan-americanos de Santiago 2023.

“Indo para Santiago 2023, estou super feliz com isso”, diz Stokes. “Tentei me classificar para Lima em 2019, mas infelizmente fui eliminada na primeira fase e foi muito difícil para mim. Então tem sido muito bom saber que todo o meu trabalho valeu a pena. Estou animada para o futuro.”

Apenas três homens da chave principal permanecem na disputa. Os brasileiros Carlos Bahia e Rodrigo Sphaier, além de Benoit ‘Piccolo’ Clemente, que também está classificado provisoriamente, lidera o Peru.

No entanto, muitos avançaram na repescagem, incluindo Amado Alvarado, de El Salvador.

Chloé Calmon defende bandeira brasileira em El Salvador.ISA / Pablo Jimenez
Chloé Calmon defende bandeira brasileira em El Salvador.