As finais do Surf Ranch Pro 2023 não começaram bem para o Brasil. Depois de ser o cara do sábado (28), após marcar o maior somatório do dia (16.30) e a maior nota (9.37), numa esquerda, Yago Dora falhou nas duas atuações de frontside e foi eliminado por Griffin Colapinto. O brasileiro terminou a prova na quinta posição.
A melhor performance de Yago na bateria aconteceu na primeira atuação. O brasileiro teve boa performance de backside, com muitas pancadas verticais. Ele não variou tanto o repertório. No primeiro tubo o atleta ficou perto da porta e saiu rápido, e no segundo conseguiu mais profundidade. Errou a tentativa de reverse na última seção da onda. A nota foi 6.50 pontos.
Depois de Yago cair da prancha na primeira atuação pra esquerda, Griffin estreou na disputa. O norte-americano cometeu um pequeno erro no início da onda, mas depois surfou um tubo longo e muito fundo. Na sequência soltou as manobras, duas delas invertendo a direção da prancha. O surfista dos Estados Unidos ainda pegou o outro canudo e voou sem rotação na saída, porém caiu. Ele conquistou 6.67 pontos.
Griffin chegou no critério excelente na esquerda. O norte-americano começou mais lento, depois foi colocando mais força e verticalidade nas manobras. Em alguns ataques passou a rabeta por cima do lip. Fez um tubo limpo e finalizou a apresentação com uma rabetada com reverse. A nota foi 8.00 pontos.
Yago não conseguiu trocar a nota da direita, e foi pra sua segunda esquerda na necessidade de 8.17 pontos para superar o norte-americano. Ele estava bem, mudando a abordagem a cada ataque, mas na primeira rabetada perdeu o equilíbrio e caiu, sendo eliminado da etapa.
O norte-americano ainda tinha uma direita e uma esquerda. Na direita ele caiu após o tubo e na esquerda ele foi até o fim, quando tentou um aéreo e caiu.
Surf Ranch Pro 2023
Quartas de final masculinas
1 Griffin Colapinto (EUA) 14.67 x 9.43 Yago Dora (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
3 Ethan Ewing (AUS) x Gabriel Medina (BRA)
4 João Chianca (BRA) x Italo Ferreira (BRA)
Semifinais femininas
1 Caroline Marks (EUA) x Caitlin Simmers (EUA)
2 Carissa Moore (HAV) x Tatiana Weston-Webb (BRA)