A evolução do surfe nas últimas décadas, em particular desde o início deste século, tem sido astronômica e já é um ícone da cultura ocidental. Esta evolução avançou tanto na vertente esportiva, como na vertente empresarial, inclusive muito além da indústria estritamente ligada ao surfe.
A beleza estética, a sensação de liberdade e conexão com a natureza, a ideia de eterna juventude e um estilo de vida saudável são facilmente transmitidas através do surfe. É a combinação perfeita para campanhas publicitarias das mais diversas empresas.
É importante realçar o simples prazer de deslizar nas ondas, sem preocupações perfeccionistas de surf high performance, destacar o contato com a natureza através de paisagens deslumbrantes e o impacto que o esporte tem nas pessoas e na comunidade através de um simples sorriso.
O surfe também tem a capacidade, através do turismo, de ser um forte motor do desenvolvimento econômico e em todo o mundo esta receita tem sido aplicada com sucesso. Como esporte, o surfe hoje em dia tem um status e popularidade que faz inveja à maior parte das modalidades. Sem falar que a dinâmica competitiva é impressionante.
O maior sonho do pai do surfe moderno, o havaiano Duke Kahanamoku, tornar o surfe uma modalidade olímpica, tornou-se realidade. As audiências ao vivo ou online que acompanham fielmente o tour da WSL é absurda, atingindo constantemente milhares de espetadores de todas as partes do planeta.
Tudo isto é muito notável e admirável, porém, há um movimento que ganha força no Hawaii e que tem como objetivo o regresso às origens e à essência do surfe. E, entre outras formas de expressão, este movimento tem divulgado vários vídeos, com a finalidade de realçar o simples prazer de deslizar nas ondas, sem preocupações perfeccionistas do surf high performance, destacar o contato com a natureza através de paisagens deslumbrantes e o impacto que o surfe tem nas pessoas e na comunidade através do sorriso e de depoimentos genuinamente simples e felizes, tal e qual as sensações que o soul surf proporciona.
Assista mais vídeos no canal ABC News.
Fonte Surf Total