Bob McTavish

Majestade de Byron Bay

Surfista e shaper australiano Bobby McTavish, 79 anos, não deixa de pegar suas marolas em Byron Bay.

0

Aos 79 anos, o surfista e shaper australiano Bob McTavish é frequentador das ondas de Byron Bay, uma das mais tradicionais do país, sobretudo pelos praticantes do longboard.

O designer é creditado com a invenção da prancha com fundo em V (V bottom) e foi um dos pioneiros no desenvolvimento do surfe de pranchas pequenas (shortboard).

Nascido em Mackay, Queensland, em 1944, McTavish começou a surfar aos 12 anos. Ele abandonou a escola aos 15 anos e se mudou para Sydney. Em 1963, McTavish ficou famoso em um transatlântico com destino ao Havaí, onde passou cinco semanas até ser deportado.

Ele cmeçou a surfar em uma prancha de compensado de 16 pés (4,8 m) e ganhou os títulos Qld State em 1964-66 e terminou em terceiro no Nationals, atrás de Midget Farrelly e Nat Young; Depois disso, abandonou o surfe competitivo.

McTavish foi eleito o shaper mais influente de todos os tempos pela revista australiana Surfing Life em 1992.

De 1961 em diante, McTavish trabalhou para oficinas de pranchas, incluindo Scott Dillon, Dale, Hayden, Bob Davie, Morey-Pope, Keyo e Cord. Ele trabalhou ao lado do inovador australiano do núcleo de espuma Barry Bennett, em sua fábrica em Brookvale em 1972.

Enquanto isso, esteve desenvolvendo sua marca homônima, McTavish. Seu modelo de 1972, a Bluebird, foi descrito como a primeira prancha pequena de produção do mundo, resultando em milhares de cópias até 1979.

Em 1989, McTavish introduziu as pranchas Pro Circuit, que criavam réplicas moldadas à máquina das pranchas usadas por surfistas profissionais. Em meados da década de 1990, a McTavish começou a produzir longboards ‘Big M’, que têm uma fábrica e uma operação de varejo em Byron Bay.

A visão geralmente aceita diz que McTavish, influenciado pelo californiano kneeboarder George Greenough, foi responsável por iniciar a revolução das shortboards com o desenvolvimento do design de pranchinha em vee-bottom em 1966. O design permitiu que os surfistas atingissem a face de uma onda em vez de simplesmente correr para longe da espuma.

Porém, o shaper havaiano Dick Brewer afirma que o design do fundo em V se originou com ele. Midget Farrelly afirmou que criou um fundo em V antes de McTavish, no entanto, o papel central de McTavish na revolução das shortboards é reconhecido pelos surfistas americanos Greg Noll, Skip Frye e Mike Hynson.

Fonte Wikipedia